Lisboa, 30 mai 2018 (Ecclesia) – A Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN) informa que faleceu o irmão João Gonçalves, de 90 anos, cujo funeral foi celebrado no Seminário das Missões, em Cucujães.
Na nota enviada à Agência ECCLESIA, o superior-geral da SMBN, o padre Adelino Ascenso, realça que o religioso falecido foi “um grande missionário em Moçambique”.
“Deixa-nos um testemunho de alegria, boa-disposição, com os seus cânticos e rimas fáceis, de piedade sincera, de intenso amor aos trabalho e sentido de economia”, destaca a Sociedade Missionária da Boa Nova.
O irmão João Gonçalves passou quase toda a vida em Pemba, Moçambique, para foi como missionário em 1970, e as visitas a Portugal eram para cuidar da saúde.
Desde 2008, que o estava no país natal no Lar de Santa Teresinha, depois de ter ficado “gravemente ferido” num ataque à Paróquia de Santa Isabel em Chiúre, no norte de Moçambique.
O religioso foi uma vocação adulta, entrou para o Seminário das Missões, em Cucujães, aos 33 anos para a congregação onde já tinha sido ordenado sacerdote o seu irmão de sangue António Gonçalves.
O irmão João Gonçalves que fez o juramento perpétuo na SMBN, a 16 de julho 1978, nasceu a 3 de setembro de 1929 no Louriçal, Concelho de Pombal, Diocese de Coimbra.
CB/OC