Bragança, 29 dez 2023 (Ecclesia) – A irmã Maria Eugénia Vilar Dias, das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado (SFRJS), faleceu “repentinamente” aos 62 anos de idade, esta quinta-feira, dia 28 de dezembro, informa a congregação religiosa portuguesa.
“Damos graças ao Deus da vida e do amor pela graça que nos concedeu na vida e na missão da Ir. Eugénia. Mulher sempre atenta e disponível, proativa e dedicada, não se poupando a sacrifícios na sua entrega. No meio da dor da sua partida, confiamo-la, pela oração, ao Coração Eucarístico de Jesus, a quem ela se entregou e procurou servir no dia-a-dia da sua consagração”, assinalam as SFRJS, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A irmã Maria Eugénia Vilar Dias nasceu na aldeia de Loivos, Diocese de Vila Real, a 27 de julho de 1961, foi admitida na Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras, para a etapa do ao postulantado a 2 de fevereiro de 1980, e fez os primeiros votos no dia 15 de agosto de 1982.
Depois, a Serva Franciscana Reparadora integrou a comunidade da congregação religiosa de Sendim, para o apoio e acompanhamento das meninas do internato, seguindo-se Chaves, em 1985, como coordenadora do Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial.
Escolhida como mestra de postulantes, em Macedo de Cavaleiros, no ano pastoral de 1990-1991, foi enviada para Madrid (Espanha), em outubro de 1991, para o curso de ‘Idoneidade e atualização para o professorado do Ensino Religioso’, no Instituto de Vida Religiosa – Escola de Formação Regina Apostolorum; regressa e é mestra de noviças, a partir de 1994/1995, sendo também professora da disciplina de Religião e Moral no Colégio de Nossa Senhora da Paz, em Chacim.
Na comunidade transmontana de Macedo de Cavaleiros, as SFRJS destacam ainda o trabalho pastoral da irmã Maria Eugénia Vilar Dias na catequese, orientação do Grupo Coral e celebrações da Palavra, lê-se na nota enviada pelo Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda.
A consagrada fez parte do secretariado da Juventude Eucarística Franciscana (JEF), assumiu a sua orientação em 2004, em agosto desse ano foi nomeada superiora da Comunidade de Nossa Senhora de Fátima, em Macedo de Cavaleiros, até agosto de 2007, e é a encarregada geral do Centro Infantil de Nossa Senhora de Fátima.
Em 2009 a superiora geral das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado e seu conselho nomearam novamente a irmã Maria Eugénia Vilar Dias como mestra de noviças mas em Moçambique, na Casa de Santa Marta, viajou no dia 8 de outubro de 2009, e foi cumulativamente a responsável pela formação das postulantes no país lusófono.
A congregação da SFRJS foi ereta canonicamente a 15 de agosto de 1950, por D. Abílio Augusto Vaz das Neves, bispo da Diocese de Bragança-Miranda, e foi reconhecida como Instituto de Direito Pontifício, em 1 de novembro de 1991; este carisma dado a Alzira da Conceição Sobrinho, no ano de 1916, seria concretizado na vida comunitária dos primeiros elementos a partir de 1941.
CB