Bragança, 30 jun 2021 (Ecclesia) – A irmã Maria dos Anjos faleceu aos 86 anos de idade, na madrugada deste dia 30 de junho, no Lobito, em Angola, informa a Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado.
“A Ir. Maria dos Anjos era uma mulher discreta e simples, mas no seu modo de se relacionar era muito cordial e muito atenta e pressurosa com as necessidades dos outros. Com o seu trato desinteressado e fiel, sempre provocou simpatia e estima junto de quantos a conheceram, tornando-a uma viva anunciadora do Evangelho, através do seu testemunho, muitas vezes silencioso”, destacam as Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado.
Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, pelo Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda, a congregação religiosa informa que irmã Maria dos Anjos “faleceu inesperadamente” na madrugada de hoje numa clínica no Lobito, em Angola, onde tinha sido internada no dia anterior.
“Era uma alma contemplativa e com entranhado amor à Congregação particularmente à Delegação de Nossa Senhora Mãe de África, em Angola, que ela ajudou a consolidar e sempre amparou, com verdadeiro amor maternal”, acrescentam.
A irmã Maria dos Anjos, que partiu em missão para Angola, a 4 de dezembro de 1968, foi batizada Maria Laura Gabriel e nasceu na aldeia de Gebelim (Alfândega da Fé), a 13 de fevereiro de 1935.
Foi admitida nas Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, para o postulantado, a 19 de março de 1951, e celebrou a primeira profissão no dia 15 de agosto de 1954.
A religiosa formou-se em enfermagem, frequentou o curso do Magistério Primário, e desempenhou diversas funções na congregação e na sociedade, foi professora, superiora de comunidades, mestra de noviças em Angola e Portugal, ecónoma.
“Toda a Congregação, familiares e amigos se unem em ação de graças pelo dom da sua vida e pelo testemunho irradiante de beleza que nos deixa”, lê-se no comunicado das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado.
CB