Braga, 08 ago 2014 (Ecclesia) – O Seminário da Silva dos Missionários do Espírito Santo, em Barcelos, recebeu o I Encontro de Formadores Espiritanos de língua portuguesa e espanhola, para analisar temáticas relacionadas com a “espiritualidade espiritana, história e tradição”.
“Formar os formadores em espiritualidade espiritana, história e tradição para que possam transmitira a herança Espiritana aos jovens que estão ao seu cuidado nas comunidades de formação”, foram os objetivos do I Encontro de Formadores Espiritanos de língua portuguesa e espanhola, explicou o padre Eduardo Miranda, no comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
“Alto nível de motivação, participação e concentração excelentes e, acreditamos, inspiração que vai certamente ajudar os formadores a estarem ainda mais à altura das exigências da desafiadora missão que lhes é confiada”, é a avaliação “positiva” deste encontro.
O sacerdote informa que no Curso de Formação de Formadores Espiritanos, realizado de 3 de julho a 3 de agosto, estiveram presentes 20 participantes de vários países, nomeadamente, Portugal, de África, Angola e Cabo Verde e da América latina Bolívia, Brasil, México, Paraguai.
Durante um mês os temas de formação dividiram-se por semanas e a primeira foi dedicada a Cláudio Poullart des Places e os participantes “visitaram” aspetos fundantes da vida do fundador dos Missionários do Espirito Santo.
O mestre de noviços no Paraguai apresentou o contexto social e religioso; a infância e adolescência; o discernimento vocacional; a formação da consciência; escolha de um estado de vida e o autoconhecimento, bem como o trabalho com os pobres e a fundação e vida no Seminário do Espírito Santo.
A II semana os estudos debruçaram-se sobre as “dimensões da espiritualidade missionária” a partir do padre espiritano Francisco Libermann, considerado o “segundo fundador” pela “renovada energia espiritual que mudou completamente a Congregação”, explicam sobre o sacerdote.
Na terceira semana, “Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC)” foi o tema subdividido em diversas abordagens e intervenções como: “Missão da Igreja e JPIC e temas da Doutrina Social da Igreja (DSI) nos últimos séculos”, com Eduardo Miranda Ferreira; “Vida Consagrada e DSI”, com o padre Tony Neves; ou “Formação para a JPIC” com Pedro Fernandes.
Na quarta e última semana foi apresentada “a vida religiosa ao serviço da missão em contexto espiritano, história e perspetivas”, pelo mestre do Noviciado Europeu, em Paris, o padre Michel Huch.
Os 20 participantes tiverem também a visita do arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e do primeiro Assistente Geral Espiritano, o padre BedeOkwjue.
Os participantes do Curso de Formação de Formadores Espiritanos também estiveram presentes na Peregrinação da Família Missionária Espiritana a Fátima, em julho.
Já se realizaram encontros similares, noutras línguas, informa o comunicado, como duas vezes em língua inglesa, no Zimbabué e Tanzânia, e uma vez em língua francesa, nos Camarões.
CB/PR