Ordem dos Pregadores vai refletir também sobre a sua ação no mundo
Lisboa, 09 out 2018 (Ecclesia) – O Instituto São Tomás de Aquino (ISTA), dos Frades Dominicanos em Portugal (Ordem dos Pregadores), promove o colóquio ‘Rastos Dominicanos: De Portugal para o mundo. 600 anos da província portuguesa’, entre hoje e 11 de outubro, em Lisboa.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o presidente do ISTA explica que o colóquio se insere na comemoração dos 800 anos da fundação do primeiro convento Dominicano em Portugal, no ano de 1218, e assinalar o sexto centenário da ereção canónica da Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores, em 1418.
Frei José Manuel Fernandes informa também que o colóquio ‘Rastos Dominicanos: De Portugal para o mundo. 600 anos da província portuguesa’ começa hoje no Palácio Fronteira, e nos próximos dois dias (10 e 11) realiza-se no Convento de São Domingos de Lisboa.
No primeiro dia vão refletir sobre ‘A presença Dominicana em Portugal’, a partir das 09h45, com apresentação de temas, debate e uma visita guiada à igreja de Nossa Senhora do Rosário, às 17h00.
Esta quarta-feira, já no Convento de São Domingos, continua a reflexão sobre a presença da Ordem dos Pregadores em Portugal e também a sua ação no mundo, a partir das 10h30, às 17h00 começa o último debate; O último dia, 11 de outubro, realiza-se entre as 14h30 e as 16h50.
O evento conta com a colaboração de diversas instituições como, a Academia Portuguesa de História, o Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.
A Ordem dos Pregadores em Portugal criou o Instituto São Tomás de Aquino para “ajudar ao desenvolvimento da sua primordial missão de estudo e reflexão teológica”, em 1954.
CB