Patriarca de Lisboa inaugurou um busto do fundador, beato Tiago Alberione
Lisboa, 10 fev 2024 (Ecclesia) – A congregação das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, da Família Paulista, celebrou hoje 100 anos de fundação com uma Eucaristia presidida pelo patriarca de Lisboa e a inauguração de um busto do fundador, padre Tiago Alberione.
Na homilia da Missa, na igreja paroquial de São Tiago, em Camarate, D. Rui Valério lembrou que “só existe futuro, quando existe passado” e afirmou que “a esperança da Igreja, desta congregação, reside em Jesus Cristo, no amor a Ele”.
“Só a partir da escuta do Divino Mestre é que teremos a possibilidade e a força para ser uma Igreja Missionária”, afirmou o patriarca de Lisboa.
A congregação das Irmãs Pias do Divino Mestre foram fundadas a 10 de fevereiro de 1924, em Alba, Itália, pelo beato Tiago Alberione, dedicam-se ao apostolado litúrgico, sacerdotal e eucarístico, e estão em Portugal desde Portugal a 3 de junho de 1947.
“No seio da Família Paulista nós somos o suporte, o sustento espiritual, nós estamos dia e noite diante do Santíssimo Sacramento em adoração, por toda a Família Paulista que trabalha com os meios de comunicação para o anúncio do Evangelho”, indica a congregação em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Na celebração dos 100 anos de fundação das Discípulas do Divino Mestre, o patriarca de Lisboa referiu-se, na homilia, a três conceitos: recordação, escuta e serviço e esperança.
Fazendo memória do ano da fundação das Discípulas do Divino Mestre, num mundo pós-guerra mundial, D. Rui Valério disse que, como há 100 anos, a sociedade de hoje também está sedenta e é necessário “dar ao mundo Cristo”.
“Experimentem dar ao mundo Cristo, como verdadeira água viva, e veremos homens felizes”; disse o patriarca de Lisboa.
Referindo-se ao o carisma das Discípulas do Divino Mestre, que têm como centro da vida a adoração eucarística, o bispo de Lisboa disse que “só se dá o que se contemplou”, fundamento do verdadeiro espírito missionário da Igreja.
Em Portugal, as 14 irmãs Discípulas do Divino Mestre estão presentes no Patriarcado de Lisboa, com comunidade em Camarate onde hoje foi inaugurado um busto do beato Tiago Alberione, um Centro de Apostolado Litúrgico na Rua D. Estefânia em Lisboa e um Centro online; na Diocese do Porto, a congregação está também no complexo do Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde, odne colabora também no Santuário de Santa Rita.
PR