Lisboa, 24 abr 2024 (Ecclesia) – As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) realizam o seu 22.º capítulo geral, onde vai ser eleita a nova equipa governativa da congregação, a partir desta quarta-feira, de 24 de abril a 26 de maio, em Roma.
Ao longo daqueles dias, os membros daquela congregação vão refletir sobre o seu carisma e eleger a nova equipa governativa para o próximo sexénio, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O capítulo geral da Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus conta com 34 participantes que representam de maneira significativa as diferentes realidades do mundo onde está presente a congregação.
As Irmãs Hospitaleiras em Portugal informam que desde o 21.º capítulo geral, nos últimos seis anos, dedicaram os seus “esforços a reforçar a missão e a expandir o serviço como congregação”: “Desde a implantação da missão até à expansão da nossa comunidade e ao reconhecimento através de prémios, estes anos testemunharam o nosso empenho contínuo, guiado pela graça de Deus”.
As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus foi fundada a 31 de maio de 1881, em Ciempozuelos – Espanha, por São Bento Menni, cuja festa de celebra neste dia 24 de abril, Maria José Récio e Maria Angústias Gímenez; esta congregação religiosa chegou a Portugal a 9 de maio de 1894, e celebrou os 75 anos da criação da província portuguesa (12/10/1946) em 2021.
LFS/CB