Vida Consagrada: Companhia de Santa Teresa celebra os 150 anos da fundação da congregação

Lisboa, 27 jan 2026 (Ecclesia) – As comemorações dos 150 anos da fundação da Companhia de Santa Teresa (Teresianas) começam hoje, em todo o mundo.

A congregação, fundada pelo sacerdote diocesano catalão (Espanha), São Henrique de Ossó, em Tortosa, em 1876, é uma “referência educacional a nível mundial”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As teresianas estão presentes em 22 países da África, América e Europa, educando “mais de 64000 alunos” e a celebração terá início “em uníssono, a nível mundial, com eucaristias comemorativas em todos os locais onde há presença de irmãs teresianas”.

Durante o ano de aniversário haverá “ciclos de conferências, retiros, celebrações comunitárias, encontros internacionais, divulgação de materiais sobre a sua identidade e espiritualidade, jornadas com adolescentes e jovens, ou um Ossó Challenge para peregrinar e acompanhar a vida de Enrique de Ossó, também através da Rota Ossó”.

Nas palavras das Teresianas, os objetivos desta celebração são agradecer a sua história, bem como um impulso e uma oportunidade de se projetar para o futuro: “Uma oportunidade para fazer uma memória agradecida da fidelidade de Deus na história da Companhia; agradecer o testemunho de tantas irmãs, a riqueza do nosso carisma e o legado recebido de Enrique de Ossó”.

O lema que as acompanhará durante o aniversário é: «O tempo urge e as circunstâncias apreendem», frase inspirada nas palavras do seu fundador.

Em Portugal, as Teresianas educam mais de 1.043 alunos nas 3 escolas localizadas em: Braga, Santo Tirso e Elvas. Além disso, acompanham crianças, adolescentes, jovens e adultos em diferentes projetos sociais em Verim, Elvas e Lisboa.

A Companhia de Santa Teresa é uma congregação religiosa que trabalha em rede, comprometida com a educação, a justiça social e o desenvolvimento integral da pessoa, que inclui o seu desenvolvimento espiritual e conduz à transformação do mundo.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top