Viseu, 14 set 2013 (Ecclesia) – Os missionários combonianos estiveram a preparar, em Viseu, o novo ano pastoral à luz do décimo aniversário da canonização de São Daniel Comboni, fundador deste instituto.
Os responsáveis da pastoral vocacional juvenil e da animação missionária deste instituto propuseram algumas indicações para o ano pastoral de 2013/14 “destacando-se a realização de uma festa em todas as comunidades no mês de outubro centrada na figura de S. Comboni”, revela o site dos combonianos.
O secretariado da animação missionária vai produzir materiais audiovisuais e informativos sobre “as escravaturas de hoje em dia e como Comboni lutou contra esses flagelos do seu tempo”, refere.
«Com Comboni em missão profética hoje» foi o tema inspirador de toda a assembleia que terminou esta terça-feira na qual missionários e missionárias foram convidados a olhar para as escravaturas hodiernas como “um novo desafio que requer uma resposta pastoral”.
O padre Arlindo Pinto, responsável do setor da Justiça e Paz e Integridade da Criação (JPIC) no instituto comboniano, motivou os participantes a ver em São Daniel Comboni um exemplo de missionário que “lutou pela libertação das populações de África”.
Os trabalhos da reunião, que além de combonianos contou com outros membros da família comboniana – noviços, irmãs, seculares, leigos e representantes dos vários grupos laicais
LFS