Iniciativa itinerante quer «facilitar novos diálogos» no encontro com as pessoas
Lisboa, 21 ago 2015 (Ecclesia) – A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) apresentou hoje um ‘velocípede de 12 lugares’ do Ano da Vida Consagrada, em Vila Nova de Gaia.
“Para além de ser um excelente e saudável meio de transporte, de (des)encontros, este velocípede de 12 lugares evocará outro grupo de apóstolos. Vai congregar consagrados(as) que desejem e puderem afetiva e efetivamente pedalar pelos caminhos lusitanos humano-divinos”, explica o presidente da CIRP.
O padre Artur Teixeira adianta à Agência ECCLESIA que nesta jornada vão procurar visitar os mosteiros de clausura e ainda os lugares “mais significativos na vida de mártires e santos/as” que os precederam na vida consagrada em Portugal.
Segundo o responsável, a bicicleta de 12 lugares é um "sinal itinerante" que “ousa facilitar novos diálogos” nos lugares da vida quotidiana dos cidadãos.
Neste contexto, os Institutos Religiosos e Seculares querem “ousar romper preconceitos” sobre quem são e o que fazem testemunhando a “genuína fraternidade, a desafiante multiculturalidade” e a “enriquecedora complementaridade na diversidade” através da “alegria” de seguirem Jesus Cristo.
Em pleno Ano da Vida Consagrada, vivido com o lema ‘Vida Consagrada na Igreja Hoje: Evangelho, Profecia e Esperança’, os religiosos vão manifestar a sua “dedicação ao próximo, exercitando a gramática da proximidade e contagiando o abraço de Deus para todos/as e para cada pessoa”, acrescenta o padre Artur Teixeira.
O programa da cerimónia de lançamento, esta sexta-feira, constou de uma breve apresentação da iniciativa, a bênção do "velocípede" e um "teste drive" pelos consagrados/as.
Confiantes na “proteção de Nossa Senhora de Fátima”, a meta desta viagem é o santuário mariano da Cova da Iria, onde esperam chegar a 7 de fevereiro de 2016, coincidindo com a peregrinação nacional de encerramento do Ano da Vida Consagrada em Portugal.
O presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal revela que estes contam com a “melhor cooperação” das autoridades rodoviárias e de segurança neste itinerário e com a “compreensão de todos quantos circulam nas estradas”.
O Ano da Vida Consagrada foi convocado pelo Papa Francisco no contexto dos 50 anos do Concílio Vaticano II e, em particular, dos 50 anos da publicação do decreto conciliar sobre a renovação da vida consagrada.
Uma iniciativa que pretende especificamente até 2 de fevereiro de 2016 ajudar institutos religiosos e seculares a concretizarem três grandes objetivos: “Fazer memória agradecida do passado; abraçar o futuro com esperança e viver o presente com paixão.”
CB/OC
Notícia atualizada às 16h50