Vida Consagrada: Arcebispo de Braga defende religiosidade mais aberta ao mundo

Braga, 06 fev 2012 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga encerrou este domingo a terceira Semana do Consagrado incentivando as congregações religiosas a uma maior abertura ao mundo, no sentido de adequarem os seus carismas às necessidades das pessoas.

“Para conhecer o mundo e colocar aí um carisma dum fundador é preciso encontrar-se com uma pluralidade de questões e assuntos. Não podemos fugir à realidade que nos envolve”, advertiu D. Jorge Ortiga, numa celebração eucarística realizada no Santuário do Sameiro.

Perante representantes de diversas instituições de vida consagrada, aquele responsável aludiu à actual conjuntura económica, um desafio que exige soluções diferentes das “tradicionais”.

“Urge criar uma maior sensibilidade e nunca esquecer que os fundadores foram pioneiros, como homens e mulheres de vanguarda, na ousadia em aproximar-se das dores do mundo da sua época”, salientou.

A Semana do Consagrado é organizada pela Comissão Vocações e Ministérios da Conferência Episcopal Portuguesa, em parceria com a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.

A iniciativa deste ano teve como tema ‘A Vida Consagrada no coração da Evangelização’ e recordou também o contributo do Concílio Vaticano II para o reforço do espírito missionário de todos os religiosos.

Os membros das congregações religiosas fazem a profissão pública dos conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência, assumidos por votos ou outros vínculos, vivendo em comunidade.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top