Vida consagrada: 400 anos da Cartuxa de Laveiras

Colóquios, visitas guiadas e espectáculos nas celebrações da efeméride do convento

Lisboa, 07 dez 2014 (Ecclesia) – A Cartuxa de Laveiras – Caxias (Diocese de Lisboa) celebra 400 anos de vida e vai comemorar até quinta-feira esta efeméride com um congresso histórico sobre este espaço da ordem fundada por São Bruno.

No auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, os oradores vão falar sobre a história e o património deste local com várias conferências: “Os cartuxos”; “D. Teotónio e a fundação da Cartuxa Portuguesa”; “D. Simoa Godinho e a fundação da Cartuxa de Laveiras”; “O ocaso da presença da Ordem Cartuxa em Laveiras”, “A arquitetura dos conventos da Cartuxa em Laveiras” e “Domingos Sequeira e a Cartuxa de Laveiras”, lê-se no programa deste congresso.

Hoje, na igreja da Cartuxa de Laveiras, José Meco e António Alves Ribeiro são os guias de uma visita guiada ao convento e haverá também música e danças da Ilha dos Escravos (São Tomé e Príncipe).

Ainda este domingo, haverá a projeção do filme «Comboio Noturno para Lisboa» (parcialmente filmado na Cartuxa de Laveiras) e, no dia seguinte, o padre António Tavares celebra a eucaristia naquela Igreja com homilia dedicada à invocação da Imaculada Conceição e aos 400 anos da Igreja da Cartuxa de Laveiras.

A tertúlia sobre «Memórias de Dona Simoa Godinha» encerra as celebrações no dia 11, lê-se no programa comemorativo.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top