Vicentinos: Conferências de Famalicão desafiadas à comunhão e à oração

Vila Nova de Famalicão, Braga 29 out 2013 (Ecclesia) – As Conferências Vicentinas do arciprestado de Vila Nova de Famalicão reuniram-se em assembleia geral, este sábado, na paróquia de São Pedro de Bairro, e foram desafiadas a “alicerçar a sua missão nos pilares da comunhão e da oração”.

O padre Paulino Carvalho, arcipreste de Vila Nova de Famalicão, propôs aos vicentinos dois pilares para desempenharem “bem” a sua missão e explicou a “importância da comunhão no trabalho e unidade no grupo, na paróquia, no arciprestado e diocese como consciência da construção da Igreja universal”.

No segundo ponto o sacerdote destacou a importância da oração como “um dos eixos do programa pastoral que deve estar no início e terminar na ação do vicentino para fortalecer e fundamentar o agir na contemplação e amor a Cristo”.

A Coordenadora do Departamento Arquidiocesano da Pastoral da Saúde, Carla Santos, refletiu sobre o tema ‘vi(VEMOS) a velhice?’ e revelou que a sociedade em geral não sabe o que fazer com os idosos porque “não foi educada a acolher a velhice” mas “é urgente formar, é urgente aprender a viver a velhice.”

“A atenção física e a observação, a linguagem do olhar e a perceção como o outro capta o significado da situação são alguns dos pilares da escuta como atitude fundamental da relação de ajuda”, acrescentou Carla Santos.

Durante a Assembleia Geral do Conselho de Zona das Conferências Vicentinas de Vila Nova de Famalicão todas as intervenções focaram “a temática da caridade”, explicam num comunicado recebido pela Agência ECCLESIA.

CB/LFS

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR