Destino de peregrinações no Alto Minho destaca-se pela sua relevância «histórica, arquitetónica e etnográfica», justifica o Governo
Lisboa, 24 jun 2013 (Ecclesia) – O Governo português declarou hoje como monumento nacional o Santuário de São João de Arga, no Concelho de Caminha, Distrito de Viana do Castelo, apresentado como “lugar de culto de indiscutível relevância histórica, arquitetónica e etnográfica”.
“Não obstante a sua escala e simplicidade, a Capela de São João é um dos mais importantes testemunhos medievais da região”, refere o decreto n.º 18/2013, publicado em ‘Diário da República’.
O Executivo aluda à “concorrida peregrinação” ao santuário da Serra de Arga como uma das “mais típicas do calendário festivo do Alto Minho”.
O conjunto eleva-se “numa zona de rochas escarpadas e desfrutando de panorâmica privilegiada sobre o curso final do Rio Minho”.
A capela de São João de Arga foi erguida no local de um primitivo mosteiro beneditino e no seu interior “destacam-se o púlpito com base pétrea e varandim em madeira, o arco triunfal de vão apontado, sublinhado por dois anjos tocheiros, e o altar barroco”.
O exterior é dominado pelas edificações “dispostas em torno do templo, definindo o contorno do recinto destinado aos romeiros, acessível através de um portão antecedido pelo cruzeiro que margina o antigo caminho de acesso ao santuário”.
OC