Viana: «Os filhos são uma bênção do Senhor» é o tema do primeiro ano dedicado à família

Viana do Castelo, 23 set 2014 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo apresentou a carta pastoral “Os filhos são uma bênção do Senhor” que marca o início de um triénio dedicado à família e aos sacramentos relacionando com beato frei D. Bartolomeu dos Mártires.

“Para melhor se entender o título (e o conteúdo) desta Carta – os filhos são uma bênção do Senhor – recomendo a leitura meditada e repetida de todo o texto bíblico de onde é retirado, o Salmo 126/127. Dele partimos e nele nos apoiaremos na maior parte da reflexão que proponho”, revela D. Anacleto Oliveira que em cada tema e subtemas reflete, analisa e contextualiza-o com a família, a Igreja e os sacramentos e a sociedade.

A carta apresentada está dividida em cinco partes: a introdução “Com a bênção do beato Bartolomeu dos Mártires”; a primeira parte “Os filhos são uma bênção para a família”; a segunda parte “os filhos são uma bênção para a sociedade”; a terceira “Os filhos são uma bênção para a Igreja” e a conclusão “Que o Beato Bartolomeu dos Mártires nos abençoe”.

D. Anacleto Oliveira, na introdução recorda que a agora Diocese de Viana já pertenceu a Braga e o arcebispo na época, o beato Bartolomeu dos Mártires, que “sempre nutriu um particular carinho” por Viana do Castelo, “fundou, no início do seu ministério episcopal, uma escola de teologia moral e mandou construir, com a mesma finalidade, o Convento de Santa Cruz, hoje de São Domingos”.

“Por tudo isto, as suas relíquias estão a percorrer todas as paróquias e casas religiosas da Diocese”, relembrou.

Para o bispo diocesano uma instituição “essencial” para a existência do ser humano, da Igreja e da sociedade é a família que vive uma “crise humana, social e espiritual” que “se deve, em grande parte, a maneiras tipicamente mundanas de pensar, viver e agir” e que necessita de uma intervenção da Igreja.

Nesse sentido, o triénio vai relacionar três datas importantes do beato D. Bartolomeu dos Mártires – 500 anos do nascimento, a 03.05.2014; 425 da morte a 16.07.2015 e 15 anos da beatificação a 04.11.2016 – com a família e os sacramentos.

Este ano pastoral refletem sobre a vida na família desde “a gestação até ao fim do crescimento e os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia”.

Em 2015-2016, dedicam-se à reflexão da vida na proximidade da morte e para além dela e os sacramentos da cura: Penitência e Unção dos Enfermos”.

No último ano, 2016-2017 a Diocese de Viana do Castelo é convidada à santidade de vida, “particularmente na comunhão entre esposos, e os sacramentos do serviço: Ordem e Matrimónio”.

O documento de D. Anacleto Oliveira foi apresentado e publicado este sábado e destina-se aos diocesanos de Viana do Castelo para a vivência do jubileu dos 500 anos do nascimento do Bem-aventurado Bartolomeu dos Mártires e do primeiro ano do projeto pastoral trienal sobre “A Família – Comunidade de vida e de amor”.

CB

Partilhar:
Scroll to Top