Conselho Presbiteral prepara vivência do «Ano da Fé»
Viana do Castelo, 16 mai 2012 (Ecclesia) – O organismo representativo dos padres da Diocese de Viana do Castelo propôs a promoção do diálogo com as pessoas dedicadas à cultura e a “outros setores da sociedade” como forma de assinalar o início do «Ano da Fé».
O Conselho Presbiteral reuniu-se no Centro Pastoral Paulo VI, esta terça-feira, e “procurou encontrar iniciativas para uma melhor vivência” da iniciativa convocada por Bento XVI, assinala um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
Os sacerdotes presentes apelaram ao “aprofundamento e vivência da fé”, designando “outras atividades a promover pelo Instituto Católico, como uma escola de ministérios, a partir do Catecismo da Igreja Católica, uma escola de música sacra e litúrgica, uma escola de oração”.
Neste contexto, foi proposto que a abertura do Ano da Fé, no domingo mais próximo do dia 11 de outubro, conste de celebrações a realizar tanto na Catedral de Viana, presidida pelo bispo diocesano, como na sede dos arciprestados, presidida pelos arciprestes.
Para o encerramento, em 2013, sugeriu-se a realização de uma “assembleia aberta a toda a comunidade diocesana, unida na celebração da mesma fé”.
O Conselho Presbiteral sugeriu a criação de uma comissão que coordene e promova estas e outras iniciativas.
O Ano da Fé proclamado por Bento XVI vai ter início a 11 de outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de novembro de 2013.
OC