Viana: entrada solene do novo Bispo

D. Anacleto Oliveira sucede no cargo a D. José Pedreira

O novo bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, assume este Domingo o cargo para o qual foi nomeado por Bento XVI, substituindo D. José Pedreira, que resignou por motivos de idade.

A nomeação do Papa foi tornada pública a 11 de Junho. Bispo de Viana desde 29 de Outubro de 1997, D. José Pedreira completou 75 anos no último dia 10 de Abril, mas apresentara anteriormente a sua renúncia, alegando cansaço.

D. Anacleto Oliveira, de 64 anos, inicia a sua nova missão precisamente no dia da festa da padroeira da diocese de Viana, numa cerimónia que se inicia pelas 17h00, na Catedral local.

Foi nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa a 4 de Fevereiro de 2005 e foi ordenado no dia 24 de Abril de 2005, em Fátima, numa celebração presidida por D. Serafim Ferreira e Silva.

O prelado, que se torna o quarto Bispo na história da Diocese de Viana, é actualmente presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia.

D. Anacleto Oliveira foi um dos dois delegados da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) ao Sínodo dos Bispos, que decorreu em Roma de 5 a 26 de Outubro de 2008, subordinado ao tema “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”, e assinou o itinerário catequético, proposto pela CEP, para o Ano Paulino proclamado pelo Papa em 2008.

É ainda membro da Comissão Episcopal da Educação Cristã.

O novo Bispo de Viana do Castelo nasceu a 17 de Julho de 1946. Estudou no Seminário de Leiria e foi ordenado padre a 15 de Agosto de 1970.

Após a ordenação, frequentou em Roma a Universidade Pontifícia Gregoriana e o Instituto Pontifício Bíblico, tendo obtido as licenciaturas em Teologia Dogmática e em Ciências Bíblicas. Terminou os estudos bíblicos na Alemanha, tendo obtido o doutoramento em Ciências Bíblicas pela Universidade de Munster, cidade na qual trabalhou com a comunidade portuguesa.

Na Diocese de Viana, criada em Novembro de 1977, encontra um território com 2108 quilómetros quadrados, contando 291 paróquias e uma população de aproximadamente 250 mil habitantes.

Este Sábado, D. Anacleto Oliveira tomou posse canónica, diante do Colégio de Consultores, no último acto presidido por D. José Pedreira como Administrador Apostólico.

O até então Bispo Eleito apresentou os documentos que lhe dão a titularidade desta Diocese do Alto Minho, nomeadamente, a Bula Papal de nomeação.

Assinada a acta da tomada de posse, realizada no salão de actos do Centro Paulo VI, D. Anacleto Oliveira assumiu a condução da cerimónia

Como Bispo de Viana do Castelo já tomou as primeiras decisões. Reconduziu o Vigário Geral e todos os outros serviços e órgãos que cessam com a saída do Bispo. Nomeou o padre Vasco António Cruz Gonçalves como seu Chefe de Gabinete.

D. Anacleto Oliveira dirigiu ainda uma palavra de reconhecimento a D. José Pedreira pelo trabalho nesta Diocese que “tem o privilégio de ser sua desde que nasceu”.

Redacção/Paulo Gomes

Partilhar:
Scroll to Top