Viana do Castelo: Vindimas, música, saúde e oração marcam o acampamento «JUBIGO – Juventude a Caminho do Jubileu Diocesano»

Iniciativa da Pastoral Juvenil decorre ao longo de quatro anos, em todo o território diocesano, para assinalar os 50 anos de criação da diocese, em 2027

Foto: Pastoral Juvenil Viana do Castelo

Viana do Castelo, 29 ago 2025 (Ecclesia) – Viana do Castelo está a promover o ‘JUBIGO – Juventude a Caminho do Jubileu Diocesano’, em diferentes regiões e ao longo de quatro anos, para promover o conhecimento cultural e religioso da diocese, que celebra 50 anos em 2027.

“Depois de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima, em 2024, este ano estamos em Valença, Monção e Melgaço”, explica a diretora do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil, Vera Fernandes, em declarações à Agência ECCLESIA.

O ‘JubiGo’, que decorre até domingo e este ano conta com 95 participantes, promove atividades em três arciprestados, com objetivo de dar a conhecer a diocese aos jovens, tendo por horizonte o cinquentenário da fundação diocesana, que se assinala em 2027, ano até ao qual a iniciativa se prolongará.

“É sempre um dia em cada arciprestado”, refere a responsável, que admite que apesar de os jovens não conhecerem toda a realidade de cada zona num dia, “ficam com uma luz, com uma ideia” do que existe, quais são os “dinamismos”, as “associações”, as “raízes” e “o que é que há de mais característico”.

O programa do Acampamento Juvenil Diocesano, que se iniciou a 27 de agosto, inclui várias atividades, de âmbito cultural, religioso e social, entre elas a visita a Instituições Particulares de Solidariedade Social, a participação em momentos de oração, como uma vigília, e também numa vindima noturna ritmada.

Vera Fernandes conta que, depois de já terem participado nas vindimas, na manhã desta sexta-feira, os jovens realizaram um circuito histórico de conhecimento de alguns aspetos culturais de Melgaço, passando pelo Museu do Cinema, tendo estado durante a tarde no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde participaram num workshop de primeiros socorros.

O arciprestado de Valença é o destino deste sábado, dia em que os participantes participam na dinâmica “Despertando… para quem sou”, que começa nos Caminhos de Santiago, numa parceira com a catedral de Tui, na Galiza, Espanha, onde o bispo de Viana do Castelo se encontra com os jovens.

“[A experiência está a ser] bastante positiva”, expressa a diretora do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil, revelando que os participantes são jovens que integraram o acampamento na 1ª edição e outros que “ouviram falar e vieram pela curiosidade”.

“Estão encantados, já estão a dizer ‘eu quero inscrever-me para o ano. Quando é que abrem as inscrições?’”, relata, salientando que esta é uma iniciativa que agrega várias dimensões: “há a parte da religião, há a parte cultural, há a parte daquilo que eles não conheciam da diocese e há, sobretudo, a parte da partilha entre eles”.

A responsável espera que os jovens levem a experiência que viveram no ‘JUBIGO – Juventude a Caminho do Jubileu Diocesano’ para as próprias localidades, nomeadamente no que diz respeito à participação em “atividades em prol da comunidade”.

Este ano, o 2º acampamento juvenil diocesano realizou-se em agosto, devido ao Jubileu dos Jovens em Roma, que aconteceu entre 28 de julho e 3 de agosto; as próximas edições – em Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira, em 2026, e em Caminha e Viana do Castelo, em 2027 – estão previstas para julho.

Sobre o envolvimento dos jovens na vida da igreja diocesana, Vera Fernandes, que assumiu o cargo de diretora do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo em setembro de 2023, conta que estes têm uma “participação muito ativa”.

“Esta questão dos 324 jovens que foram a Roma [para o Jubileu 2025], são jovens que já participam nas atividades arciprestais, que já participam nas atividades diocesanas”, menciona.

Questionada sobre o impacto da participação do Jubileu dos Jovens, a responsável dá o exemplo da resposta “positiva” a um desafio que lançou no final desta experiência.

Foto: Lusa/EPA

“Com a exceção de dois ou três grupos que não enviaram, todos os grupos da diocese que participaram [no Jubileu] enviaram um artigo com fotografias e com texto e foi possível criarmos uma revista, que está online, foi divulgada precisamente no dia 25 de agosto”, indica.

“Eu acho que só isso demonstra que vieram felizes, contentes e que querem continuar a contribuir como Pastoral Juvenil”, defendeu Vera Fernandes.

Atualmente, o Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo está a desenvolver dois projetos “já no forno” para continuar a envolver os jovens na Igreja, estando um deles relacionado com a continuação do “JubiGo”.

Já o outro, “embora exista noutros ambientes”, em “Viana do Castelo será mesmo uma novidade e queremos levar além-fronteiras”, adianta.

LJ/PR

Partilhar:
Scroll to Top