Igreja Católica em Portugal celebra Semana do Seminários entre 12 e 19 de novembro
Viana do Castelo, 10 nov 2017 (Ecclesia) – O Seminário Diocesano de Viana do Castelo produziu um vídeo com vários momentos da vida dos candidatos ao sacerdócio, como forma de assinalar a Semana dos Seminários 2017 e agradecer pela sua vocação.
No vídeo enviado à Agência ECCLESIA, os responsáveis explicam que a diocese está em festa pelos 40 anos da sua criação e os seminaristas querem “agradecer a quantos foram sinais e mensageiros de Deus na descoberta da vocação”.
A família – pais, avós, a mãe -, os párocos, a catequese e os catequistas estão na memória e no centro dos agradecimentos dos seminaristas de Viana do Castelo no momento de reconhecer quem contribuiu para o seu discernimento vocacional.
Há quem agradeça ao pároco por “ajudar a gostar da Eucaristia”, “por mostrar a alegria que é servir a Deus e à sua Igreja” ou por “convidar a conhecer o seminário”.
Existe quem agradece à “mãe que apoia na decisão” de ter entrado no seminário e aos pais e avós por “terem lançado a semente de Jesus Cristo e a alegria de O seguir” ou à família pelo “contributo que deu para a formação”.
Um dos jovens fala do seminário como “caminho de felicidade” e outro agradece “a quantos se atravessam” na sua vida, porque “neles há o amor misericordioso de Deus”.
Ao longo do vídeo de 9 minutos e meio, os seminaristas revelam a sua vida em diversas atividades seja na escola como no seminário, com momentos de estudo, oração e atividades lúdicas.
O vídeo inspira-se na Carta Pastoral ‘Somos Igreja que Agradece’, do bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, para as comemorações dos 40 anos da fundação da diocese.
A Igreja Católica no Alto Minho Cristão está no centro do número 233 do Semanário ECCLESIA (a edição de 3 de novembro) e do programa ‘70×7’ que vai ser transmitido no próximo domingo (RTP2), a partir das 13h30.
A Igreja Católica vai celebrar a Semana dos Seminários, entre 12 e 19 de novembro, com o lema ‘Fazei o que Ele vos disser’, inspirado numa passagem do Evangelho, as bodas de Caná.
CB/OC