Viana do Castelo: Secretariado Diocesano promove «olhar social» sobre as Instituições de Solidariedade

Viana do Castelo, 03 abr 2014 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano de Ação Social e Caritativa da Diocese de Viana do Castelo promove hoje uma jornada diocesana que visa lançar “um olhar sobre as Instituições Particulares de Solidariedade Pessoal” refletindo sobre os “princípios, respostas e perspetivas”.

A jornada abriu com um painel de análise da “atual situação das instituições” sob a moderação de José Martins Maia, antigo presidente da CNIS, Francisco Araújo, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez e vice-presidente da União das Misericórdias – Zona Norte, que abordou a atual “conjuntura socioeconómica” relacionando-a com as respostas das IPSS que estão no território.

A segunda intervenção da manhã desenvolve a pergunta: “Cuidar em Humanidade: uma questão de mentalidade?”, numa abordagem a cargo de Amélia Martins, assistente social, professora universitária e diretora técnica do Lar Santa Beatriz da Silva.

“As novas coordenadas das Instituições Particulares de Solidariedade Social” é a temática do segundo painel que ocupa toda a tarde de trabalhos sob a coordenação de José Esteves, presidente do Centro Distrital de Segurança Social.

Às 14h30, Amélia Martins volta a intervir para apresentar o exemplo do Lar Santa Beatriz da Silva: “Snoezelen Vitae com Idosos em Portugal”, sendo que de seguida intervém Cláudia Mouram, assistente social e diretora da “CMStatus – organização de eventos”.

Na última intervenção do dia aborda-se o desafio, da “certificação de qualidade e excelência do serviço” nas “instituições sociais”, com a presença de Patrícia Monteiro, consultora de qualidade, Jorge Quinta que vai falar sobre o “Centro Social Paroquial: uma IPSS com certificação de qualidade”, Helena Vieira que vai falar de uma IPSS em “processo de certificação de qualidade” e um representante da Fundação Associação de Amigos do Autismo que vai fazer “um retrato de Viana do Castelo”.

A jornada a decorrer no auditório do Centro Paulo VI de Darque destina-se “essencialmente a quem tem intervenção neste âmbito, nomeadamente, diretores técnicos, colaboradores e voluntários de IPSS, estudantes, profissionais ligados às Santas Casas de Misericórdia, Ordens Religiosas e Centros Paroquiais”, refere a nota publicada no portal da Diocese de Viana do Castelo.

MD

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR