D.João Lavrador divulgou uma nota pastoral onde projeta uma Igreja de todos e para todos, no contexto dos 50 anos da diocese
Viana do Castelo, 09 set 2024 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo afirma na nota pastoral hoje divulgada que, no contexto do jubileu que assinala os 50 anos da diocese, projeta uma “renovação pastoral” aberta “a todos”.
“O Papa Francisco repete enumeras vezes que a Igreja é de ‘todos e para todos’. Este é também o lema geral que presidirá à celebração do Jubileu Diocesano. Na verdade, queremos que a Diocese de Viana do Castelo seja verdadeiramente a expressão comunitária aberta a todos e que, através da promoção de serviços e ministérios eclesiais, seja de todos”, afirma D. João Lavrador.
No documento divulgado através das redes sociais da Diocese de Viana do Castelo, o bispo diocesano assinala que o Ano Pastoral que agora se inicia tem a “particularidade de ser o primeiro de um triénio de preparação para a celebração do Jubileu Diocesano” e tem por tema “Ser comunidade à maneira dos Apóstolos – Evangelizadora e de portas abertas”.
“Impõe-se a tarefa de renovação de modo a limpar o que não responde aos nossos tempos e não se adequa ao Evangelho e à Doutrina Conciliar do Concilio Vaticano II e a discernir os Sinais dos Tempos para uma evangelização, única tarefa da Igreja, de acordo com a vontade de Jesus Cristo”, indica D. João Lavrador.
Na nota pastoral, o bispo de Viana do Castelo desafia a “viver a sinodalidade nas comunidades cristãs”, alertando para a necessidade de todos serem “ativos na sua aplicação”.
“Prosseguiremos o itinerário pastoral de promoção da comunhão, de incentivar à participação ativa de todos os baptizados e de nos propormos todos na edificação de comunidades verdadeiramente missionárias”, afirma.
Para D. João Lavrador, a renovação pastoral implica “autêntica formação cristã”, o que implica delinear “um projecto de formação cristã” ao longo dos anos de preparação do Jubileu Diocesano, “orientado pela Diocese e aplicado em cada um dos Arciprestados com as adaptações que se julguem necessárias”.
O bispo de Viana do Castelo refere-se também ao Jubileu que toda a Igreja assinala em 2025 e pede às às comunidades que, atentas ao calendário diocesano, possam “integrar as diversas ações do Jubileu Ordinário nas propostas pastorais que se vão desenvolvendo ao longo deste ano pastoral”.
A Diocese de Viana do Castelo foi criada pelo Papa Paulo VI, através da Constituição Apostólica “Ad Aptiorem Populi Dei”, de 3 de novembro de 1977.
PR