Viana do Castelo: «Precisamos de transformar uma humanidade desiludida» – D. João Lavrador

Bispo apresentou Semana Santa como percurso de transformação

Foto: Diocese de Viana do Castelo

Viana do Castelo, 13 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo presidiu hoje à celebração dos Ramos, na abertura da Semana Santa, apresentando os próximos dias como um percurso de transformação.

“Que transformação queremos para a nossa vida? Meramente superficial? Cheia de preconceitos? Reduzida ao tempo e à história?”, questionou D. João Lavrador, na homilia da Eucaristia.

Segundo nota enviada à Agência ECCLESIA, o responsável católico evocou o itinerário pessoal e comunitário que os discípulos foram obrigados a fazer diante de Jesus, nos momentos da sua prisão, julgamento e morte.

“Hoje, falta-nos um mundo novo. Falta-nos convivência. Precisamos de olhar para o drama do outro. Precisamos de passar de escravos a amigos”, acrescentou.

Jesus caminhou dentro da humanidade. Nós não podemos fazer de outro modo. O amor caminha para o esplendor. Mas não prescinde da vida comum”.

No final da reflexão, D. João Lavrador observou que “a humanidade tem direito à esperança” e desejou a Semana Santa seja a possibilidade de “transformar uma humanidade desiludida, sem magia, mas através da realidade”.

A Igreja Católica inicia, com o Domingo de Ramos, a Semana Santa, momento central do ano litúrgico, que recorda os dias da prisão, julgamento e execução de Jesus, culminando com a Páscoa, celebração da ressurreição de Cristo.

OC

Partilhar:
Scroll to Top