Viana do Castelo: Pintura e escultura contemporâneas no Ano da Misericórdia

Viana do Castelo, 21 jul 2016 (Ecclesia) – A cidade de Viana do Castelo acolhe, até 28 de agosto, nos claustros do convento de S. Domingos, a exposição de pintura e escultura “Onde está o teu irmão? A arte da Fraternidade”.

Esta iniciativa foi inaugurada a 17 deste mês, na véspera da festa litúrgica do Beato Bartolomeu dos Mártires, sepultado, precisamente, no altar da igreja de S. Domingos.

Os cinco artistas participantes na iniciativa, Carmen dos Santos (n. 1968), Leonor Sousa (1961), Luciano Duarte (n. 1970), Jorge Braga (n. 1965) e Jorge Marques (n. 1966), “ajudam a compreender que a Fraternidade é uma Arte tal como a própria vida e exige uma aprendizagem”, lê-se.

Com este evento, a paróquia de Nossa Senhora de Monserrate (Viana do Castelo) propõe-se cumprir dois objetivos que lhe “estão no coração”, escreve o pároco da paróquia de Nossa Senhora de Monserrate, onde a igreja e o convento estão situados.

O primeiro propósito, refere o padre Vasco Gonçalves, “é dar continuidade ao desafio que tem assumido nos últimos anos: abrir as portas do Convento”, para que a população local e os turistas “possam usufruir da sua beleza singular”.

“O segundo objetivo tem como tela de fundo este Ano Santo da Misericórdia: todos somos interpelados a encontrar Deus no rosto do irmão. Pretendemos, assim, promover o diálogo da Arte com a Fé, porque sabemos que ambas se cruzam na ténue fronteira onde começa o que de mais profundo e humano existe no Homem”, refere o texto inserido no catálogo da exposição.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR