Viana do Castelo: Jovens dinamizam «Oração Taizé» na Romaria de Nossa Senhora da Peneda

Viana do Castelo, 05 set 2024 (Ecclesia) – Uma vigília mariana, com cânticos de Taizé, é dinamizada hoje por jovens, na Romaria de Nossa Senhora da Peneda 2024, em Arcos de Valdevez, às 21h00, informou a Diocese de Viana do Castelo.

“Estimado jovem, queremos convidar-te a subires a serra e vires ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda para uma experiência de fé, oração, alegria e convívio”, convida a organização da Romaria de Nossa Senhora da Peneda, citada pela Diocese de Viana do Castelo.

Os jovens dinamizam esta ‘vigília mariana’ ao estilo das orações de Taizé, com cânticos da comunidade ecuménica francesa, a partir das 21h00 desta quinta-feira, dia 5 de setembro, numa iniciativa da ‘Peneda Jovem’ integrada no programa da romaria em Arcos de Valdevez.

Ainda neste dia 5 de setembro, às 12h00, é celebrada a Eucaristia em castelhano, na Peneda, o santuário explica que é tradição receberem “muitos peregrinos galegos, oriundos das Dioceses de Tui-Vigo e de Ourense”, e recorda que os bispos dessas dioceses espanholas – D. José Leonardo Montanet (Ourense), e D. Luís Quinteiro Fiúza (bispo emérito de Tui-Vigo), já presidiram a Missas com os seus peregrinos nestes dias de romaria.

O Santuário diocesano de Nossa Senhora da Peneda, na freguesia de Gavieira, no Arciprestado de Arcos de Valdevez, está a acolher “a maior romaria do Alto Minho”, desde o dia 31 de agosto, até 8 de setembro, e é também um “retiro espiritual”, a Diocese de Viana do Castelo destaca ainda que “é um marco indelével do Alto-minho e da Diocese”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, vai presidir à peregrinação e ao encerramento da romaria – Eucaristia e procissão, no domingo, 8 de setembro, dia solene de Nossa Senhora da Peneda, na Festa da Natividade de Maria, a partir das 11h00.

A Romaria de Nossa Senhora da Peneda tem um programa cultural – destaca-se a ‘bênção das concertinas’, esta sexta-feira, às 21h00, e o baile popular, às 22h00 –, para além da dimensão religiosa com celebrações e orações diárias, a adoração, procissões e confissões.

O culto a Nossa Senhora, com raízes na Idade Média, consolidou-se, em definitivo, neste local, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, a partir do século XVIII com várias edificações como o templo-igreja principal, o escadório das virtudes, o terreiro dos evangelistas ou o monumental escadório e as 20 capelas temáticas, antecedido pelo largo do Anjo São Gabriel.

CB

 

Santuário de Nossa Senhora da Peneda: Milhares de pessoas de Portugal e de Espanha participam da novena e na romaria do Alto Minho (c/vídeo)

 

Partilhar:
Scroll to Top