Iniciativa vai abordar fundamentos da Cultura a partir da Teologia, Cultura e História
Monção, Viana do Castelo, 14 fev 2014 (Ecclesia) – As Jornadas Teotonianas deste ano, a realizar em Monção, entre hoje e domingo, vão ter como tema central “25 anos em prol da Cultura”.
As bodas de prata da iniciativa monçanense, denominada «jornadas teotonianas», levam a reflexão a voltar-se para a cultura e para o contributo específico que ao longo dos anos aportou à Igreja e às gentes daquele concelho raiano do Alto Minho.
A iniciativa, a decorrer no Salão Paroquial da vila minhota, leva a Monção alguns especialistas para debater a “Cultura e seu fundamento teológico”, a “Igreja e Cultura” e, dedicado ao patrono, “São Teotónio e a cultura no século XII”, revela um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O padre e professor da Universidade Católica Portuguesa, José Correia Vilar falará sobre o fundamento da cultura à luz da Teologia.
Ao provincial dos Jesuítas em Portugal, o padre José Frazão Correia, cabe a intervenção que apresenta a relação entre a Igreja e a Cultura.
O historiador e padre José Marques, natural de Melgaço, fará a conferência de encerramento desta edição das Jornadas numa abordagem à cultura do tempo do primeiro Santo português.
LFS