Viana do Castelo, 21 mai 2016 (Ecclesia) – O Centro de Reflexão Pastoral, do Instituto Católico da Diocese de Viana do Castelo, promove hoje uma sessão de apresentação da Exortação Apostólica Pós-sinodal ‘Amoris Laetitia’, às 09h30.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o presidente do Instituto Católico de Viana do Castelo informa que a exortação pós-sinodal ‘Alegria do Amor’ vai ser feita pelo padre Jesuíta Miguel Almeida, especialista em teologia moral.
O sacerdote após uma apresentação geral das linhas orientadoras do documento vai centrar “a sua atenção no capítulo VI ‘Algumas perspetivas pastorais’ e, particularmente, “numa proposta concreta de aplicação” das orientações apresentadas dois capítulos depois (VIII) intitulado ‘Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade’.
O comunicado assinala ainda que o Papa Francisco no número 7 do documento pós-sinodal explica que “não se deve fazer uma leitura geral e apressada da Exortação”: “Será do maior proveito, tanto para as famílias como para os agentes de pastoral, aprofundar pacientemente uma parte de cada vez.”
O Instituto Católico de Viana do Castelo destaca também a presença do bispo diocesano, D. Anacleto Oliveira, na sessão de apresentação da Exortação Apostólica Pós-sinodal ‘Amoris Laetitia’ que é “aberta a todos” e realiza-se na sua sede, com uma “inscrição simbólica de 5€ por pessoa ou 7,5€ por casal”.
O encontro integra a iniciativa ‘Campus Misericordiae’, um fórum intergeracional de oração, de reflexão e de convívio, este sábado e domingo – 21 e 22 de maio – sendo a apresentação dirigida, especialmente, aos adultos, padres, agentes de pastoral familiar e casais.
CB