Dia da Igreja Diocesana foi celebrado na igreja de São Domingos

Viana do Castelo, 10 nov 2025 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo apelou, na homilia da Missa que assinalou o Dia da Igreja Diocesana, a um sentido de “pertença a uma comunidade cristã” e à “participação ativa” na “missão evangelizadora”.
“A par com a descoberta do ser Igreja Diocesana, importa aprofundar em todos nós a exigência de participação ativa na comunidade e corresponsáveis pela missão evangelizadora”, afirmou D. João Lavrador, na Missa celebrada na igreja de São Domingos, em Viana do Castelo.
D. João Lavrador referiu que a “participação ativa” não passa de teoria se não existir a consciência “da necessidade de participação na Eucaristia”, porque “a Eucaristia faz a Comunidade e a Comunidade é determinante para a autêntica e frutuosa celebração da Eucaristia.
“Estaremos perante o que verdadeiramente define a Igreja, comunidade que em todos os seus membros serve a pessoa e a sociedade”, afirmou.
O bispo de Viana do Castelo lembrou o jubileu da diocese, que vai assinalar 50 anos de história em 2027, cujo lema é “Comunidade Diocesana – Igreja de todos e para todos”, e convocou todos para caminhar “decididamente” na sua preparação.
“Após, no ano passado, termos refletido e aprofundado o ser da nossa Comunidade Diocesana à maneira dos Apóstolos – Evangelizadora e de portas abertas, este ano, o segundo da nossa caminhada, somos interpelados a edificar a Igreja Diocesana como ‘Fermento Evangélico no Mundo – evangelizar em diálogo com o mundo, comunidade integradora e em saída”, apontou.
O bispo de Viana do Castelo convidou “todos os diocesanos” a participarem nesta reflexão, sublinhando que, com os vários contributos, a renovação da Igreja diocesana torna-se “mais rica”.
“Uma certeza partilho convosco, da proposta deste ano para ser aprofundada e vivida por todos os cristãos na diocese dependerá o dinamismo evangelizador das nossas comunidades cristãs”, acrescentou.
D. João Lavrador agradeceu a participação no Dia da Diocese de Viana do Castelo, nomeadamente os jovens, que viveram “entusiasticamente” este domingo, e pediu a todos que o ajudem a encontrar “as linhas renovadoras” para a ação pastoral em Viana do Castelo.
PR



