Viana do Castelo: Imagem de São Paulo VI na Catedral recorda Papa responsável pela criação da diocese há 40 anos

«Igreja que não agradece não é Igreja», salienta D. Anacleto Oliveira 

Foto Diocese de Viana do Castelo

Viana do Castelo, 05 nov 2018 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo destacou este domingo a memória de São Paulo VI, Papa que foi responsável pela criação da diocese a 3 de novembro de 1977.

De acordo com uma nota enviada à Agência ECCLESIA, D. Anacleto Oliveira abençoou durante a Eucaristia uma imagem do Papa italiano (1897 – 1978), que passa assim a estar representado na Catedral de Viana do Castelo.

Num dia de festa e de ação de graças, o bispo de Viana do Castelo salientou que “Igreja que não agradece não é Igreja”, e defendeu que a melhor forma de “agradecer” as graças recebidas, ao longo destas quatro décadas, “é testemunhar no meio do mundo” a forma como Cristo é vivido neste território do Alto Minho.

“Anunciemos este amor no meio do mundo através das nossas palavras, mas sobretudo através da nossa própria vida, pois o amor anuncia-se melhor quando é vivido”, lembrou D. Anacleto Oliveira.

A 3 de novembro de 1977, Paulo VI erigiu canonicamente a Diocese de Viana do Castelo através da Constituição Apostólica ‘Ad aptiorem populi Dei’, separando-a da Arquidiocese de Braga.

Este domingo, D. Anacleto Oliveira encerrou também a Porta Santa da Gratidão que apontou simbolicamente também para este 40.º aniversário da Diocese de Viana do Castelo.

“Agradecer o amor que de Deus recebemos leva-nos a amarmo-nos uns aos outros, pois, quando nos unimos verdadeiramente a Deus, unimo-nos aos outros. Amando a Deus recebemos força para amar os outros”, frisou o responsável católico.

O encerramento das comemorações dos 40 anos da fundação da Diocese de Viana do Castelo coincidiu entre 28 de outubro e 04 de novembro com uma semana especial para a comunidade católica da região, que “contou com diversos momentos formativos e celebrativos”.

Na terça-feira, dia 30, tendo presente que a diocese minhota se encontra a viver um Ano Pastoral dedicado à Evangelização, e centrado na figura de São Teotónio, primeiro santo português, os padres de Viana reuniram-se com D. Anacleto Oliveira na terra de onde aquele santo é originário, em Ganfei, Valença.

Os participantes debruçaram-se sobre o tema ‘O padre evangelizado e evangelizador’, a partir de uma conferência do sacerdote José Vilar.

Na sua intervenção, aquele responsável recordou que a alegria deve ser uma marca fundamental da vida de cada evangelizador e alertou para as dimensões essenciais da vida do padre: “comunhão, evangelização, vida espiritual, vida humana (cuidado com a saúde), harmonia, formação, partilha”.

No dia 3 de novembro, data do 40.º aniversário da Diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira presidiu a uma Missa evocativa também na Sé local.

O programa de aniversário foi completado com um jantar-conferência no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, dada pelo chefe Luís Lavrador, da Seleção Portuguesa de Futebol), que assinalou também a abertura solene do ano letivo no Instituto Católico de Viana do Castelo.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top