Bruno Barbosa vai ser ordenado este domingo às 15h30, na Sé de Viana
Viana do Castelo, 19 jul 2016 (Ecclesia) – O diácono Bruno Barbosa está a poucos dias da sua ordenação sacerdotal e aos 24 anos destaca que a Igreja aproxima-se dos jovens “ouvindo” os “anseios, sonhos, dificuldades e esperanças”.
“Aos jovens peço para que nunca desistam, mas que arrisquem sempre. Junto deles, a pastoral vocacional terá que convocar e provocar, desinstalar os jovens com as questões fundamentais da vida. Uma pastoral do testemunho e de ações”, disse o futuro padre da Diocese de Viana do Castelo
Em entrevista enviada hoje à Agência ECCLESIA pela Diocese de Viana do Castelo, o diácono Bruno Barbosa explica que seguir Jesus Cristo hoje “não é fácil” porque ser padre “implica” saber que “há mais incompreensões do que compreensões” mas “é desafiante” porque o anúncio do Evangelho é feito dessa forma.
Para o diácono a Igreja tem “necessidade” de se aproximar das gerações mais novas sem que isso implique deixar “toda a sua doutrina e tradição”.
“A aproximação da Igreja aos jovens faz-se ouvindo cada um dos seus anseios, sonhos, dificuldades e esperanças. Será, como em tudo, uma pastoral próxima e de escuta”, acrescentou.
A ordenação sacerdotal de Bruno Barbosa vai acontecer este domingo, às 15h30, na Sé de Viana do Castelo, e o futuro padre vive o aproximar desse dia com uma “profunda gratidão” e um “sentimento de pequenez”.
“A minha sorte é que Deus continua a apostar naqueles que são mais frágeis e indignos, e, por isso, sinto-me tão pequeno perante tão grande dom. Contudo, sei que Deus precisa de mim, olha-me e vê as minhas capacidades e incapacidades”, desenvolveu, confessando que aos sentimentos de “muita confiança e serenidade” mistura-se “alguma ansiedade e nervosismo”.
Bruno Barbosa recorda que o “desejo de ser padre” começou na infância, aos sete anos, quando depois da “experiência marcante na vivência cristã” da primeira comunhão começou a dizer que “gostava” de se tornar sacerdote para “poder dar a comunhão a muitos meninos”.
O futuro sacerdote entrou para o Seminário Menor no 7.º ano de escolaridade, em 2004, e continuou a formação no Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo, na Arquidiocese de Braga.
A formação no seminário “foi muitíssimo importante” para consolidar a sua resposta que surgiu ao colocar das “questões corretas”: “Senhor, que queres de mim?”
“Foi um tempo muito fecundo, tanto no sim quotidiano à sua vontade e ao seu chamamento, como a nível formativo nas suas diversas vertentes – espiritual, intelectual, humana e pastoral”, assinalou o diácono, que destacou também igualmente o papel das pessoas que o acompanharam e “ajudaram na consolidação da entrega ao projeto de Deus”.
Bruno Barbosa nasceu a 3 de outubro de 1991, em Poiares, Ponte de Lima, Diocese de Viana do Castelo e é o mais velho de três irmãos.
CB