Viana do Castelo: Figurantes com mais de 95 anos dão vida a quadros da Páscoa em Alvarães

Recriações de cenas do Evangelho contam com a participação de mais de 150 pessoas

Alvarães, Viana do Castelo, 19 mar 2016 (Ecclesia) – A vila de Alvarães, em Viana do Castelo, vai levar este sábado e domingo à rua habitantes com idades entre os 95 e os 101 anos para recriar a "Via Sacra" e a “Entrada Triunfal" de Jesus em Jerusalém, eventos com mais de 50 anos de tradição no território.

“Os quadros vivos contam com a participação de mais de 150 pessoas, sobretudo jovens, que começaram a preparação há mês, para retratar a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Cerca de 50 idosos, 16 dos quais figurantes e devidamente trajados à época, vão este ano, pela primeira vez, participar nos quadros vivos; quatro idosos com 95 anos e um de 101 anos decidiram igualmente abraçar o desafio e integrar os elencos.

“Antigamente eram apenas jovens, hoje temos pessoas de todas as idades, a freguesia está ativamente envolvida. Podemos dizer que há pelo menos um membro de cada família da freguesia representada nos quadros vivos. Temos pais e filhos, avós e netos”, conta Júlio Vieira, estudante de 19 anos que integra a organização.

Um percurso de mais de três quilómetros vai ligar este sábado à noite, pelas 20h00, as 14 capelas da freguesia, com várias centenas de pessoas a assistirem a este momento de fé e arte.

“É um grande orgulho para todos nós. De uma forma ou de outra, todas as pessoas da freguesia participam. É uma altura em que a freguesia está mobilizada”, congratula-se o presidente da Junta da Freguesia de Alvarães, Fernando Martins.

A recriação da “Entrada Triunfal” de Jesus em Jerusalém vai acontecer no Domingo de Ramos, pelas 10h00, uma semana antes da Páscoa.

OC

Partilhar:
Scroll to Top