Viana do Castelo: Exposição «Onde está o teu irmão? A Arte da Fraternidade» convida a «descobrir uma interrogação sagrada»

Patente até 28 de agosto nos Claustros de S. Domingos

Viana do Castelo, 05 ago 2016 (Ecclesia) – A Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate, Diocese de Viana do Castelo, promove a exposição de pintura e escultura ‘Onde está o teu irmão? A Arte da Fraternidade’, nos claustros do Convento de S. Domingos até 28 de agosto.

“Desejo que esta ‘Arte da Fraternidade’ te ajude a descobrir, no mais fundo de ti, uma interrogação sagrada. Lembra-te que a idade da história traz um rio dourado que corre no coração da Humanidade e murmura: ‘Onde está o teu irmão?’, escreve o pároco de Nossa Senhora de Monserrate aos visitantes.

No catálogo da exposição enviado à Agência ECCLESIA, o padre Vasco Gonçalves explica que a exposição pretende “promover o diálogo da arte com a fé” porque cruzam-se na “ténue fronteira onde começa o que de mais profundo e humano existe no Homem”

A Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate com a presente mostra propõe cumprir dois objetivos que estão no seu “coração” e começa pelo “abrir as portas” do Convento de São Domingos para todos os que passam pela “linda cidade” de Viana do Castelo “possam usufruir da sua beleza singular”.

O padre Vasco Gonçalves assinala que o segundo objetivo da exposição de pintura e escultura insere-se no Ano Santo da Misericórdia onde “todos” são “interpelados a encontrar Deus no rosto do irmão”.

“Onde está o teu irmão?”, é a pergunta de Deus a Caim e o pároco de Nossa Senhora de Monserrate sublinha que “não deixa de ser a interrogação que se esconde nas entranhas do Homem”.

Com o tema ‘Onde está o teu irmão? A Arte da Fraternidade’ são apresentados trabalhos de cinco artistas – Leonor Sousa; Jorge Marques; Carmen dos Santos; Jorge Braga e Luciano Duarte – que através da pintura e escultura “ajudam” a compreender que a fraternidade é “uma arte tal como a própria vida e exige uma aprendizagem”.

A exposição nos claustros do Convento de S. Domingos pode ser visitada todos os dias das 10h00 às 12h00 e da 14h30 às 18h00, até 28 de agosto.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR