Viana do Castelo: «Estamos muito presos à sinceridade das nossas opiniões» – D. João Lavrador

Bispo diocesano presidiu a celebração da Missa da Ceia do Senhor, com gesto do lava-pés

Viana do Castelo, 18 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo presidiu na noite de Quinta-feira Santa à celebração da Ceia do Senhor e refletiu sobre o lugar que se dá às opiniões, sublinhando que “estar em comunidade é estar em serviço”.

“A humanidade necessita de entrega total”, indicou D. João Lavrador, citado por uma nota da diocese, enviada à Agência ECCLESIA.

O responsável católico sublinhou que, através do pão e do vinho, Jesus afirma a sua presença e convida a comunidade a viver e a renovar-se.

“Jesus manifesta-se numa vida nova. Uma renovação que deve dar-se pela Eucaristia”, referiu, salientando a importância da relação da Eucaristia com a comunidade.

O bispo de Viana do Castelo afirmou ainda que o gesto de lavar os pés “coloca todos à altura do outro” no sentido de transformação que espelha o verdadeiro espírito do serviço.

“Pedro teve, ao longo da sua relação com Jesus Cristo, expressões que nos ajudam a passar um pouco da nossa sinceridade para a verdade total”, disse, frisando que “a verdade é dada a partir da relação com Jesus Cristo”.

“Estamos muito presos à sinceridade das nossas opiniões porque não damos espaço Àquele que se revela no seu ministério”, alertou,

A comunidade que se centra na ceia de Cristo está ao serviço. E estar ao serviço é ter abertura para todos”.

Na Missa que marca o início do Tríduo Pascal, ciclo central do calendário católico, D. João Lavrador convidou a “uma atitude interior” para que “Jesus se torne vida e alimento para a comunidade”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top