Viana do Castelo: «Envelhecer com as novas gerações» na reflexão da Semana de Estudos Teológicos

Viana do Castelo, 19 nov 2018 (Ecclesia) – O Instituto Católico da Diocese de Viana do Castelo vai falar sobre a “arte” de envelhecer em diálogo com as novas gerações na Semana de Estudos Teológicos que começa hoje, até dia 22 de novembro.

“Mais de 21% da população portuguesa está acima dos 65 anos e a esperança média de vida nunca foi tão alta (80,62 anos). Curiosamente o Alto Minho é a região do país com maior esperança média de vida”, destaca a organização num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, pelo Secretariado Diocesano de Comunicação Social de Viana do Castelo.

A 23.ª Semana de Estudos Teológicos vai tentar responder a várias perguntas, como: “Vivemos mais…, mas vivemos melhor? O património humano e social dos idosos é enorme, mas há interesse e condições para partilhá-lo e recebê-lo? As formas de religiosidade dos idosos são eloquentes para os jovens?”.

Para traçar “perspetivas e sugestões” de futuro foram convidados diversos conferencistas: A presidente do Banco Alimentar contra a fome, Isabel Jonet, vai falar hoje sobre se ‘Idade rima com Solidariedade’ e Cláudia Moura, formadora de ciências sociais, de ‘Envelhecer com sucesso’, esta terça-feira.

No dia 21, o teólogo Dominicano frei Bento Domingues sugere ‘Uma ponte entre a fé e sabedoria dos idosos e as novas gerações’ e o psicogerontólogo Ricardo Pocinho a reflexão ‘Envelhecer desde pequenino’, no última dia de estudos.

Pelo terceiro ano consecutivo a Semana de Estudos Teológicos do Instituto Católico da Diocese de Viana do Castelo realiza-se em parceria com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR