D. João Lavrador apontou a «missão de renovação das comunidades cristãs»
Viana do Castelo, 24 jul 2023 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo presidiu este domingo à ordenação de três sacerdotes, na Catedral diocesana, apontando à “missão de renovação das comunidades cristãs”.
“À maneira do Mestre, sois chamados a ser discípulos com o mesmo coração de Jesus Cristo que ama este mundo e por isso, apesar das dificuldades e das afrontas não deixa de continuamente entrar no mundo como a semente que é lançada à terra. É este povo de Deus, de várias tradições, credos, culturas, raças, modos de vida, mais próximos e mais afastados de Deus, que vos espera e ao qual sois enviados”, salientou D. João Lavrador, dirigindo-se aos novos padres, numa intervenção citada pelo semanário diocesano ‘Notícias de Viana’.
“Sede homens da escuta e do diálogo, e primai por uma pastoral do acompanhamento”, acrescentou.
O responsável católico convidou todos a “tomar consciência que a Igreja e cada comunidade cristã, de qualquer dimensão que seja, é sempre um grão de mostarda com dinamismo para crescer”.
Falando aos padres Renato Costa, João Santos e João Cruz, D. João Lavrador sustentou que o papel do presbítero é ser “homem de Deus que faz pensar em Deus e eleva os fiéis até Deus”.
“Como ireis ser edificadores de comunidades cristãs, sois chamados a fazer uma primeira experiência de comunhão e partilha em presbitério. Só sois presbíteros porque participais de um presbitério que deve ser a experiência mais genuína, a exemplo dos Apóstolos, do que se requer da Igreja e de cada comunidade cristã”, declarou.
O bispo de Viana do Castelo agradeceu às famílias, às comunidades paroquiais, aos grupos e movimentos o esforço “para que cada criança, adolescente e jovem descubra perante Jesus de Nazaré a sua vocação”.
No Ano Pastoral de 2023-2024, o padre Renato Costa vai assumir as paróquias de Sapardos, Campos, Cornes e Nogueira, no Arciprestado de Vila Nova de Cerveira, sendo ainda assistente eclesiástico do Secretariado Diocesano da Juventude.
O padre João Santos foi nomeado pároco Longos Vales, Abedim, Portela, Cambeses, Sago e Bela, no Arciprestado de Monção.
Já o padre João Cruz assume funções nas paróquias de Sistelo, Cabreiro, Sá, Vilela e S. Cosme e S. Damião, no Arciprestado de Arcos de Valdevez.
OC