Viana do Castelo: Diocese tem novo sacerdote

D. Anacleto Oliveira pediu aos padres que assumam dimensão de paternidade

Viana do Castelo, 25 jul 2016 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo presidiu este domingo à ordenação do padre Bruno Manuel Gonçalves Barbosa, natural de Poiares, Ponte de Lima, novo sacerdote diocesano.

A celebração contou com a presença de D. José Augusto Pedreira, bispo emérito de Viana do Castelo, e D. Abílio Ribas, bispo emérito de São Tomé e Príncipe, bem como de sacerdotes das dioceses de Viana do Castelo, Braga e Porto.

Na sua homilia, D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, começou por explicar que a designação de ‘pai’ ou ‘padre’ é “o mais belo dos títulos aplicados aos sacerdotes”, porque é aquele que “exprime aquilo que mais felicidade dá a qualquer ser-humano: transmitir vida”.

Em segundo lugar, acrescentou, pai é o título que Jesus usa para se dirigir a Deus, em concreto no Evangelho escutado este domingo, no qual Jesus convida a dirigir-se a Deus como ‘Abba’, termo traduzido por alguns biblistas como ‘paizinho’.

Na intervenção enviada hoje à Agência ECCLESIA, o bispo de Viana pediu ao novo sacerdote que não se transforme num “patrão” que se considere “proprietário daquilo que pertence exclusivamente a Deus e esquecendo-se de que é apenas um administrador daquilo que Deus coloca nas suas mãos”.

“O pior que pode acontecer aos sacerdotes é tornarem-se patrões, esquecendo-se que estão nas mãos de Deus para administrar aquilo que Ele lhes confia como Pai Misericordioso, que não assume uma postura patronal mas até se deixa mover pelos pedidos do ser humano como fez com Abraão”, acrescentou.

O padre Bruno Barbosa nasceu a 3 de outubro de 1991, em Poiares, Ponte de Lima, Diocese de Viana do Castelo, e é o mais velho de três irmãos.

OC

Partilhar:
Scroll to Top