Viana do Castelo: Diocese propõe «presépio com rosto» para dinâmica de Advento e Natal

Caminhada para a família e para as comunidades paroquial e escolar

Viana do Castelo, 09 nov 2016 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo disponibilizou um roteiro para o Advento e o Natal onde cada pessoa é convidada a aproximar-se de Jesus “num caminho de amor, especialmente” na família e na comunidade.

A Diocese de Viana do Castelo explica no seu roteiro que o objetivo do Advento é o reconhecimento que cada um “é pecador e que precisa de se libertar dos erros recorrentes que comete na sua vida, para ir cada vez mais ao encontro do irmão, numa missão de serviço e amor”.

Um tempo litúrgico de quatro semanas que começa a 27 de novembro e pretende promover a oração e a aproximação do “coração ao Presépio” onde cada pessoa é chamada a “reconhecer o rosto da sua própria família”.

A Diocese de Viana do Castelo, para além de querer ajudar as famílias a “viverem de forma plena” a caminhada do Advento e a dar um rosto a cada elemento da Sagrada Família no Presépio, apresenta mais 10 objetivos em forma de dinâmica para “ajudar cada um a tomar consciência de que «veio para servir»”.

No primeiro domingo do Advento, a diocese do Alto Minho é convidada a viver o tema “o meu rosto… hoje” e uma semana depois “o rosto da humanidade”.

No terceiro domingo do Advento incentiva-se a ver “o rosto do irmão” e na semana que antecede do Natal o tema será “o rosto do pai”.

Para dia 25 de dezembro cada pessoa é convidada a ser “rosto de uma criança”, enquanto no dia 27 dezembro, domingo da Sagrada Família, o desafio é ver o rosto dessa Igreja doméstica que é a família. 

No primeiro dia de 2017 –  domingo de Santa Maria Mãe de Deus – a diocese propõe olhar para “o rosto da mãe” e, em conclusão, no dia 08 de janeiro, da Epifania do Senhor, o tema será "o meu rosto… amanhã".

Em cada semana é proposta a leitura do Evangelho e uma oração, é também feito o enquadramento do tema e são sugeridas algumas atitudes a ter em família e em comunidade.

Outra proposta da Diocese de Viana do Castelo é a construção do presépio, em casa e na igreja, e a vivência do Advento e do Natal na escola, através da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, e na catequese.

A dinâmica ‘um presépio com rosto’ para o tempo do Advento e Natal da Diocese de Viana do Castelo foi preparada pela vigararia da Evangelização, Doutrina da Fé e Catequese – EMRC / Catequese / Pastoral Juvenil / Liturgia – e está disponível online.

Como “principal inspiração” o subsídio pastoral teve “dois importantes documentos”, a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Amoris laetitia’ – “Alegria do Amor" e a Carta Pastoral 2016-2017 ‘Eu vim para Servir’ do bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR