Iniciativa realiza-se hoje no Santoinho, em Viana do Castelo
Viana do Castelo, 23 jul 2015 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral Social de Viana do Castelo promove hoje o encontro dos avós e idosos onde conta com mais de 1000 pessoas inscritas para um programa variado de animação, convívio e celebração.
“Os avós e idosos têm muito para dar aos filhos, aos netos e à sociedade em geral, sobretudo nesta época de crise. Têm uma sabedoria empírica que ninguém lhes pode tirar, que os livros não ensinam”, explica o padre Artur Coutinho.
À Agência ECCLESIA, o diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Social de Viana do Castelo destaca que o encontro do dia dos avós e idoso permite “interatividade” entre este e os netos para que haja “mais esperança no mundo e ajude no seu futuro”.
“É possível conviverem todos e sadiamente com alegria e amor. É importante que este encontro se realize todos os anos”, acrescenta o sacerdote, sobre a iniciativa que se realiza hoje no Santoinho, em Viana do Castelo.
O secretariado preparou um “importante e aliciante” programa para os mais de 1000 inscritos, avós e idosos que estão em Instituições Particulares de Solidariedade Social, são “mais de 30 IPSS” inscritas, e não só.
Neste contexto, o padre Artur Coutinho revela que proporcionam uma atividade de “encontro, convívio e “animação diferente do habitual”, com zumba, bokwa e a participação de grupos como os “Renascer Padela; Tocatas e concertinas e o célebre Augusto Canário”.
A Eucaristia presidida pelo bispo da diocese, D. Anacleto Oliveira, encerra o Dia dos Avós e Idosos de Viana do Castelo, a partir das 15h00.
“Os idosos gostam de ouvir o nosso bispo que fala para eles, para as crianças e é muito convidativo”, acrescenta o responsável.
O sacerdote explica ainda que como o dia dos avós (26 de julho) este ano é domingo, anteciparam a data para os utentes das IPSS poderem participar em maior número.
O Secretariado Diocesano da Pastoral Social de Viana do Castelo começou a organizar este evento no ano 2000 porque é “importante reunir” os idosos e os avós com os netos, pela festa litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus.
Por isso, o padre Artur Coutinho adianta que já estão a organizar o próximo encontro que “vai ser em Ponte de Barca, junto ao rio”, em 2016.
CB