Novo ano pastoral vai ter «várias escolas descentralizadas de formação»
Ponde de Lima, 16 jul 2024 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo afirmou que o ano pastoral 2024/2025, com o lema ‘Igreja de todos e para todos’, vai apontar a comunidades católicas “sem fronteiras”.
“O próximo ano, vai ser todo um trabalho de ajudar a diocese a conscientizar-se e a ajudar a encontrar, podíamos dizer estratégias pastorais, para sermos, a Igreja Diocesana, uma comunidade à maneira dos apóstolos: evangelizadora e sem fronteiras”, disse D. João Lavrador, em declarações à Agência ECCLESIA.
‘Diocese de Viana do Castelo – Igreja de todos e para todos’ é o lema do Ano Pastoral 2024/2025 para as comunidades desta Igreja no Alto Minho.
“O próximo ano vai ser o primeiro com um guião próprio, a partir da temática geral ‘Igreja de todos e para todos’, foi apoiado na proposta do Santo Padre, que ele tanto insistiu nas Jornadas Mundiais da Juventude, e em outros lugares tem falado nisso, e é evangélico”, acrescentou o bispo diocesano, salientando que Jesus enviou os seus apóstolos, “e por todo o mundo, no sentido de atrair todos para a Igreja, para o Reino de Deus”.
A Diocese de Viana do Castelo vai celebrar o jubileu dos 50 anos da sua criação, em 2027, e D. João Lavrador lembra que têm preparando estes próximos três anos, “que fazem uma unidade”, através do Conselho Pastoral Diocesano, do Conselho Presbiteral, através dos vários grupos, “motivando a diocese, para indicarem as grandes linhas de força” que deviam trabalhar em preparação do jubileu de diocese.
“É esse sentido que nós vamos, para o ano, trabalhar. Depois temos vários itens, centrada em Jesus Cristo, à escuta da Palavra de Deus, assente num anúncio querigmático, do anúncio da fé. Realçam também o sentido da formação cristã do povo de Deus, que também iremos iniciar no próximo ano, várias escolas descentralizadas da formação do povo de Deus”, desenvolveu, em declarações à Agência ECCLESIA no ‘JUBIGO’, o primeiro acampamento diocesano da Pastoral Juvenil, que decorreu entre 10 e 14 de julho.
O bispo de Viana refere ainda que no novo ano pastoral querem ir “delineando estratégias mais concretas para a renovação da Igreja Diocesana”, através da reflexão diocesana e com o apoio dos Conselhos Presbiteral e Pastoral da diocese.
A Diocese de Viana do Castelo foi criada a 3 de novembro de 1977, no território que constituiu o Distrito de Viana separando-a da Arquidiocese de Braga, pelo Paulo VI, com a Constituição Apostólica ‘Ad aptiorem populi Dei’.
CB/OC