Viana do Castelo: Diocese peregrinou à Senhora do Minho

Viana do Castelo, 03 jul 2017 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, presidiu este domingo à peregrinação diocesana ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Minho, no alto da Serra de Arga.

A devoção a Nossa Senhora do Minho surgiu em 1945 e a primeira peregrinação anual efetuou-se no dia 31 de maio de 1955.

A celebração reuniu centenas de pessoas a partir da igreja matriz de Ponte de Lima, por onde a imagem de Nossa Senhora do Minho peregrinou ao longo dos últimos meses.

D. Anacleto Oliveira sublinhou, nas suas homilias, que nos momentos essenciais da sua vida é possível ver a Virgem Maria “fora de casa”.

“Logo que disse sim ao convite do Anjo Gabriel, pôs-se a caminho, partilhando a alegria da notícia com sua prima. Depois, encontramo-la a caminho de Belém e, mais tarde, a caminho de Jerusalém. No momento derradeiro da vida de Jesus – a crucifixão – Maria surge junto à Cruz e, mais tarde, encontramo-la com os discípulos a saborear os frutos da ressurreição”, referiu, numa intervenção enviada hoje à Agência ECCLESIA pela diocese do Alto Minho.

O bispo de Viana sublinhou que este sair de casa não consiste apenas em receber, mas também em dar, para “seguir os passos de Maria, a Senhora do Minho”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top