Mais de 100 sacerdotes e leigos participaram na sessão de abertura do Ano Pastoral 2024/2025, onde foi lançada a imagem comemorativa e o hino do jubileu
Viana do Castelo, 29 out 2024 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo incentivou este sábado, na abertura do Ano Pastoral 2024/2025, no auditório Paulo VI, em Darque, “toda a diocese” a “entrar no dinamismo jubilar”.
A Diocese de Viana do Castelo comemora 50 anos em 2027 e iniciou no sábado um triénio comemorativo.
Mais de uma centena de sacerdotes e leigos participaram na sessão de abertura do Ano Pastoral 2024/2025, com o mote “Igreja de Todos para todos: Ser comunidade à maneira dos Apóstolos. Evangelização de portas abertas”, cujo objetivo é de renovação, pretendendo projetar as linhas pastorais que abram para um futuro evangelizador no contexto da Diocese de Viana do Castelo.
D. João Lavrador destacou o “valor da comemoração” do 50º aniversário da criação da diocese, recordando todos os que a edificaram, informa o jornal Notícias de Viana.
“Queremos olhar o futuro”, afirmou.
O bispo diocesano revelou o desejo da criação de um projeto renovador, garantindo que “a Diocese é capaz de refletir e empenhar-se em ordem ao futuro”.
“Em 2027, vamos lançar as linhas orientadoras que respondam, através do Evangelho de Jesus Cristo, aos desafios da Igreja e do mundo”, referiu D. João Lavrador, apelando à “persistência, coragem, força e animo e muita esperança”.
Desta forma, o bispo convidou todos a caminharem, dentro daquilo que vai ser a proposta nos próximos anos, conscientes de que estão a abrir caminho para um futuro que certamente, depois, será recompensado pela graça de Deus.
D. João Lavrador pediu ainda “doação total” aos presentes.
“Não espero quantidade. Deus pede-nos totalidade. O todo. E, esse todo depende da nossa participação ativa numa comunidade, que é, antes de mais, a de referência: a Diocese”, salientou.
“Temos de conhecê-la e aprofundar, cada vez mais, a nossa pertença para termos a consciência da localização das paróquias, diversas comunidades, grupos e instituições no contexto da Diocese. Caso contrário, andamos desfocados e, consequentemente, perdemos a visão”, acrescentou.
A Diocese de Viana do Castelo apresentou, na sessão de abertura do Ano Pastoral 2024/2025, a imagem comemorativa gráfica e lançou o Hino do Jubileu, da autoria do padre Jorge Barbosa.
Além disso, foi ainda anunciada a Comissão de Honra constituída por D. João Lavrador, D. Antonino Dias, D. Pio de Sousa, Álvaro Martins, Mons. José Caldas, Mons. Sebastião Ferreira, Alípio Matos, Carlos Rodrigues, Manoel Pombal, João Porfírio de Oliveira, Luís Belo, Coronel António da Silva, Superintendente Rui Conde, Germano Amorim, Rui da Paz.
Os representantes por arciprestado são António Amorim, Arnaldo Rego, Eduardo Afonso, Maria José Cerqueira, Carlos Barbosa, Maria Teresa Coutinho, João Maria Carvalho, Laurinda Neves, Maria Madalena Delgado e Nazaré Asseiro.
O Papa Paulo VI criou a Diocese de Viana do Castelo, através da Constituição Apostólica “Ad Aptiorem Populi Dei”, de 3 de novembro de 1977.
LJ/PR
Viana do Castelo: Diocese apresentou hino do jubileu, que está em construção até ao cinquentenário