Viana do Castelo: Diocese incentiva à «criação de laços» na preparação do Natal

«A Porta da Luz» é o tema do subsídio a ser distribuído em todas as paróquias

Viana do Castelo, 12 nov 2015 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo publicou o roteiro ‘A Porta da Luz’, para a vivência do Advento, e pretende que “conduza à criação de laços entre as pessoas” com iniciativas que envolvem a comunidade a diversos âmbitos.

“Ajudar as famílias, os paroquianos e alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) a recentrarem o Natal no Menino Jesus, ajudando-as a afastarem-se do consumismo, sem objetivos e supérfluo, com que muitos de nós vivemos o Tempo de Natal”, é um dos objetivos do subsídio de preparação para o Natal da Diocese de Viana.

Segundo a publicação, o roteiro vai ao encontro das “necessidades que muitas vezes” se sente em diferentes missões da vida e assume-se como um “documento simples em que são apresentados pequenos passos que cada um pode percorrer ao encontro da Sagrada Família”.

“Dotar, cada um de nós, da força e do amor necessários para irmos ao encontro de todos quantos, estando perto de nós, vivem na periferia da nossa comunidade”, explica a diocese no seu sítio oline.

Para além de “contribuir para o fortalecimento do espírito de união e respeito” neste caminhada para o Natal este guião quer envolver “todos” na construção de um presépio comum, em que “cada um se sente representado”.

Para cada semana do Advento e do Natal até ao Batismo do Senhor, de 29 de novembro a 10 de janeiro de 2016, o subsídio apresenta o Evangelho de Domingo; a atividade a realizar no Presépio em casa e na igreja; o símbolo que devem destacar; a Porta que têm de abrir e o que podem fazer num contexto de catequese, jovens e EMRC.

“Especialmente, as atitudes de crescimento pessoal em família e em comunidade e a oração que nos conduzirá à felicidade e ao encontro com o Menino Jesus”, acrescenta.

O roteiro é dirigido às paróquias da Diocese de Viana do Castelo e é pedido que cada uma encontre a forma de o “divulgar e concretizar, envolvendo os diversos grupos paroquiais e movimentos apostólicos”.

“Fundamental será que ele deverá ser implementado de forma a conduzir à criação de laços entre as pessoas”, frisa, solicitando que dominicalmente, em cada paróquia, seja distribuída “uma pequena folha com a proposta de roteiro dessa semana”.

O guião da Diocese de Viana do Castelo tem como documentos orientadores a bula ‘Misericordiæ Vultus’ (Rosto de Misericórdia), do Papa Francisco, e a Carta Pastoral ‘Sede Misericordiosos’ do bispo desta diocese, destinada à vivência do Ano Santo da Misericórdia e segundo ano do projeto pastoral trienal ‘A Família – Comunidade de Vida e de Amor’.

CB/LFS

Partilhar:
Scroll to Top