Bispo diocesano pede para não se perder a “dimensão carismática da Igreja”
Viana do Castelo, 07 fev 2022 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, instituiu quatro seminaristas no ministério do leitor, numa celebração, na Sé Catedral, por ocasião do Dia do Consagrado, e pediu que se questionem que “impedimentos” são colocados à vocação.
“Que cada um deixe que o amor de Deus transborde a partir de si para dar felicidade e vida ao Mundo”, advertiu o bispo diocesano.
Perante um “adormecimento vocacional no que diz respeito às vocações para a vida consagrada”, D. João Lavrador pede para não se perder a “dimensão carismática da Igreja”.
“Compete à Igreja, compete a cada um de nós retirar os obstáculos que deixam desabrochar a voz divina, por isso se há menos jovens a serem atraídos nós temos que perguntar que impedimentos estamos a colocar. É tempo de rasgar os véus, para que o amor de Deus apareça.”, completou.
Ao terminar a Semana do Consagrado numa Vigília de Oração, D. João Lavrador convocou ao reconhecimento da riqueza da consagração e da vocação.
“Como é que uma comunidade pode ser edificada para que esta boa notícia que Jesus nos traz possa outra vez proliferar no mundo em que vivemos?”, questionou, deixando o convite para que cada um possa renovar a experiência de Jesus Cristo.
Retomando ainda o exemplo das comunidades cristãs primitivas, o prelado pediu que tudo o que for impeditivo do amor seja retirado da vida de cada um, expressando a relevância de todas as atitudes que “visam sair do egoísmo, da posse e dos próprios interesses”.
“É muito importante que tenhamos presente na nossa vida, na nossa consagração, no Mundo em que vivemos, porque temos que tocar Jesus Cristo e criar condições para que Ele nos toque”, concluiu.
SN