Bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco assinalou jubileu de prata na igreja onde foi ordenado

Viana do Castelo, 22 jan 2026 (Ecclesia) – O bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, celebrou hoje os seus 25 anos de ordenação episcopal na Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, alertando contra atitudes de autossuficiência no interior da Igreja.
“O sucesso dos outros não nos diminui”, afirmou D. Antonino Dias, sustentando que o ministério deve ser vivido na colaboração e na humildade.
Segundo nota divulgada online pela Diocese de Viana do Castelo, o prelado recorreu ao episódio bíblico de Saul e David para defender uma comunidade onde o serviço prevaleça sobre o protagonismo.
No mesmo local onde foi ordenado bispo, a 21 de janeiro de 2001, D. Antonino Dias evocou o seu percurso de “quase 52 anos” de sacerdócio e o jubileu episcopal com uma atitude de gratidão, citando Santo Agostinho: “Todas as minhas recordações são ação de graças”.
O responsável sublinhou, na homilia da celebração, que procurou sempre exercer a missão em corresponsabilidade com sacerdotes e leigos, confiando na instituição que serve.
“Se Deus me chamou, foi a Igreja que me aceitou, formou, ungiu, enviou e apoiou”, declarou.
O bispo emérito destacou a figura de São Bartolomeu dos Mártires (1514-1590), apresentando-o como “modelo de pastor e referência permanente para o exercício do episcopado”.
“Sei em quem pus a minha confiança e estou certo de que Deus tem poder para guardar a missão que me foi confiada”, referiu.
Num momento de balanço, D. Antonino Dias agradeceu a todos os que o acompanharam, com uma referência particular aos pais e a confissão de que “podia ter feito mais e melhor”, reafirmando a serenidade de quem procurou ser fiel, pois “o caminho faz-se caminhando”.
A celebração contou com a presença do bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, que expressou o reconhecimento da diocese minhota.
“É uma grande honra para esta Igreja poder contar com o seu serviço, vivido na simplicidade, na inteligência e num profundo espírito de fé”, afirmou.
Natural de Longos Vales, Monção (1948), Antonino Eugénio Fernandes Dias foi ordenado padre em 1974, na Sé de Braga; foi reitor do Seminário de Viana do Castelo antes de ser nomeado bispo auxiliar de Braga, em 2000, por São João Paulo II.
A ordenação episcopal ocorreu a 21 de janeiro de 2001, na igreja de São Domingos, numa cerimónia presidida por D. José Augusto Gonçalves Pedreira.
D. Antonino Dias foi nomeado bispo de Portalegre-Castelo Branco por Bento XVI a 8 de setembro de 2008, tendo tomado posse em 7 de outubro e entrado solenemente na diocese a 12 do mesmo mês.
A 7 de outubro de 2025, o Papa nomeou D. Pedro Fernandes, como bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.
D. Antonino Dias, 30.º bispo desta diocese, assumiu funções de administrador apostólico de Portalege-Castelo Branco até à tomada de posse canónica do novo bispo, que aconteceu no dia da sua ordenação episcopal, a 16 de novembro.
OC
