Viana do Castelo conta com Loja Social

Ajudar crianças de famílias desestruturadas está na base deste estabelecimento com produtos a «preços económicos» Uma Loja Social abriu na cidade de Viana do Castelo. Brinquedos, roupas para adultos e crianças, material didáctico, pode ser adquirido a preços mais económicos, para ajudar o «Berço», uma valência do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, que acolhe 20 crianças abandonadas, provenientes de famílias desestruturadas ou mesmo maltratadas.

O Pe. Artur Coutinho, pároco da Nossa Senhora de Fátima, recorda à Agência ECCLESIA que a Loja Social decorre da oficina de bonecas, que um grupo de senhoras da paróquia dinamiza para "dar vida a bonecas antigas". Esta é simultaneamente uma forma de criar novos brinquedos e de subsidiar uma valência com muita despesa.

Fraldas, alimentação, medicamentos, brinquedos, são necessidades para as crianças que, até aos 12 anos, permanecem no Centro. Uma realidade que muda quando as famílias, "depois de recuperadas", acolhem os seus filhos, ou quando "o Tribunal decreta a adopção", explica o sacerdote, acrescentando que os "tramites legais podem demorar muito tempo". Neste local as crianças recebem educação, cuidados de saúde, alimentação e os "afectos necessários".

O Centro dispõe também de um refeitório social, onde servem, mais de 20 refeições diárias a pessoas pobres, sem-abrigo, mães grávidas "que nos chegam sinalizadas pela polícia, pela Segurança Social, pela Cáritas, pela autarquia", refere o Pe. Artur Coutinho.

Enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social, o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima é subsidiado pela Segurança Social. "Mas os subsídios não chegam para todas as valências", afirma o pároco.

A Loja Social está a cargo de voluntários e aberta ao público na Rua Xavier da Costa, nº 9.

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR