Viana do Castelo: Comunidades celebram festa da Senhora da Agonia

Autarquia destaca expoente máximo das festas vianenses, entre 19 e 21 de agosto

Viana do Castelo, 18 ago 2016 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo vai celebrar entre esta sexta-feira e domingo as festas em honra da Senhora d’Agonia, uma das principais festas religiosas da região minhota.

Num texto inserido na edição mais recente do Semanário ECCLESIA, a autarquia local refere que, de todas as iniciativas que integram “o ciclo de festas vianenses”, é com a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia que a tradição atinge o seu maior expoente”.

“A procissão ao mar”, os desfiles “onde se podem admirar os belos trajes de noiva, mordoma e lavadeira, vestidos por lindas minhotas que ostentam no peito autênticas obras de arte em ouro”, e “as ruas da Ribeira, enfeitadas com tapetes floridos”, são alguns dos destaques desta festa, que junta a devoção popular à cultura, à música e às atividades lúdicas.

“Tocam as concertinas e os bombos, dançam as lavradeiras… a grandiosa serenata de fogo de artifício ilumina toda a cidade, começando pela ponte de Gustave Eiffel, passando pelo Castelo de Santiago da Barra, até ao Templo – Monumento de Santa Luzia… é um abraço dos vianenses a todos que nos visitam no mês de agosto”, pode ler-se.

A Romaria d’Agonia remonta ao século XVII e à “história da igreja d’Agonia”, construída “em honra da padroeira dos pescadores”.

“Hoje, o nome está associado à rainha das romarias e às múltiplas tradições da maior festa popular de Portugal”, realça a autarquia de Viana do Castelo.

 No que diz respeito ao programa religioso, a procissão solene da Senhora d’Agonia esta marcada para as 16h30 desta sexta-feira.

Para sábado está reservada a missa de festa, a partir das 14h30, no adro da Senhora d’Agonia, eucaristia que será seguida de procissão no mar.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top