Viana do Castelo: Comemorações dos 500 anos do nascimento do Beato Bartolomeu dos Mártires iniciam-se a 3 de maio

Iniciativas vão prolongar-se até 18 de julho de 2015

Viana do Castelo, 15 abr 2014 (Ecclesia) – O Município e a Diocese de Viana do Castelo vão comemorar o 500º Aniversário do nascimento do Beato Bartolomeu dos Mártires entre 3 de maio de 2014 a 18 julho 2015, de forma a promover a causa da canonização.

“O objetivo principal é divulgar a sua vida e obra, promover a devoção e promover a causa da canonização e consequente declaração de Doutor da Igreja”, explica uma nota publicado no portal da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Já no dia em que o programa foi apresentado oficialmente, no final de março, o bispo da diocese, D. Anacleto Oliveira confidenciou a esperança de que “o santo do povo” seja “reconhecido como santo por toda a Igreja”.

“Aqui já é santo, aliás desde que ele morreu que lhe chamavam santo arcebispo de Braga e ao povo ninguém lhe tira isso. Se a Igreja ouvisse a voz do povo, se calhar, já o teria canonizado”, disse D. Anacleto Oliveira segundo o jornal Diário do Minho.

O programa das celebrações inicia-se a 3 de maio com um concerto de música sacra, seguindo-se no dia seguinte “a sessão solene de abertura a ter lugar no Auditório do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com uma conferência a cargo do professor José Marques”.

Ainda no dia 4 de maio decorre na Igreja de S. Domingos uma Missa seguida de procissão com as relíquias para a Sé de Viana do Castelo, marcando também o início “da visita das relíquias do Beato Bartolomeu a todas as paróquias da diocese”.

A 7 maio celebra-se “a memória da carta dirigida por Frei Luís de Sousa à Câmara da Vila de Viana por ocasião da entrega do livro sobre a ‘Vida de D. Frei Bartolomeu dos Mártires’” e inaugura-se a exposição ‘Vida, Obra e Relíquias do Beato Bartolomeu dos Mártires a ter lugar no Convento de S. Domingos’”.

Depois a 10 de julho inicia-se a Novena do Beato Bartolomeu dos Mártires que vai contar com a “participação de várias paróquias e grupos corais”.

Nos primeiros dias de agosto vão ser editadas as publicações dispersas relevantes e 23 de agosto vai decorrer um cortejo histórico e etnográfico.

Em Novembro a Diocese de Viana do Castelo inicia o mês com as Jornadas de Formação do Clero, seguindo-se a isso as Jornadas Bartolomeanas.

Em dezembro vai ser lançada uma edição temática dos Cadernos Vianenses.

Em maio de 2015 vai decorrer o lançamento de “uma edição e crítica da primeira edição impressa em 1619 da biografia de Frei Bartolomeu dos Mártires por Frei Luís de Sousa” estando para 18 de julho de 2015 marcada a Festa do Beato Bartolomeu dos Mártires.

Todo o programa das celebrações dos 500 anos de São Bartolomeu dos Mártires (1514-2014) está disponível no portal da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

DM/MD

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR