D. Anacleto Oliveira vincou o valor do amor que estes transmitem
Ponte de Lima, Viana do Castelo, 28 jul 2014 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo vincou, nesta sexta-feira, na homilia da celebração do dia dos avós, os “valores do amor e da amizade” que estes “legam à família e à sociedade”.
D. Anacleto Oliveira realçou que os avós merecem toda a “gratidão” porque é a eles que “devemos a vida”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
No intuito de valorizar o “papel dos avós e dos idosos no seio da família e da sociedade e na continuidade de uma tradição por si iniciada”, o Secretariado Diocesano da Pastoral Social levou a efeito a comemoração do Dia dos Avós e dos Idosos em Ponte de Lima, Parque do Carvalhal.
A festividade litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, pais da Virgem Maria e avós de Jesus, este ano foi celebrado de véspera, dia laboral, para permitir “às instituições que trabalham com idosos dispor de pessoal para acompanharem os seus utentes”, refere a nota.
Naquele local se concentraram cerca de 800 avós provenientes de diversas instituições (IPSS, Santas Casas da Misericórdia, Centros Sociais e Paroquiais) e pessoas individuais dos diferentes pontos do distrito de Viana do Castelo.
A jornada foi preenchida com um “recheado programa de animação” com actuações de vários grupos.
LFS