Viana do Castelo: Bispo visitou comunidade de Santa Marinha de Argela

D. Anacleto Oliveira dedicou a visita pastoral às pessoas, à cultura e às tradições

Caminha, 24 abr 2018 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo esteve com os paroquianos de Santa Marinha de Argela, no Arciprestado de Caminha, em visita pastoral e começou por conhecer a cultura e tradição, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural.

Na nota enviada à Agência ECCLESIA, a Paróquia de Santa Marinha de Argela destaca, por exemplo, que D. Anacleto Oliveira visitou a casa de D.ª Rosa Mendonça onde se aprendeu ao longo dos anos “a arte do linho, desde semear até ao trabalho final”.

Depois, da tradição do linho o bispo de Viana do Castelo conheceu as instalações do futuro museu paroquial, que vai ficar numa das sacristias da igreja, e no Largo de Belém foi apresentada “uma marca única da freguesia” que são os “Romeirinhos à Senhora da Piedade”.

Neste domingo, dia litúrgico do Bom Pastor, o programa começou junto ao cruzeiro da igreja paroquial, que celebra 500 anos, e no percurso até à Eucaristia viram a exposição ‘a cruz de todos e de cada um’ que tem “393 cruzes e crucifixos”, simbolicamente o número de habitantes de Argela.

Já no adro da igreja, foi também possível ver a construção de dois tapetes de flores com alguns dos símbolos do prelado e da freguesia.

Entre 20 e 22 de abril, na visita pastoral a Santa Marinha de Argela, D. Anacleto Oliveira contactou com os diversos membros da comunidade – adultos, crianças e jovens e idosos – da paróquia do Arciprestado de Caminha.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR