Viana do Castelo: Bispo presidiu à Eucaristia do 39.º aniversário da criação da diocese

D. Anacleto Oliveira deixou mensagens aos sacerdotes

Viana do Castelo, 03 nov 2016 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo disse hoje aos sacerdotes que o “segredo” da sua felicidade e da vida da Igreja está na entrega aos irmãos, na Missa do 39.º aniversário da criação da diocese do Alto Minho.

Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que D. Anacleto Oliveira começou por assinalar que a pergunta de Jesus «E vós quem dizeis que Eu sou?» é central nos Evangelhos, mas também na vida de cada cristão e de cada sacerdote.

“Ser mediador de Cristo significa não nos servirmos dos outros para proveito próprio tornando-nos meros funcionários”, comentou o prelado, indicando aos sacerdotes que o seu Cristo tem de ser “sempre o da Cruz” cuja glória é servir e deu a vida pela redenção de muitos.

Neste contexto, o bispo de Viana do Castelo destacou que é preciso um encontro permanente com Cristo para que “transpareça nas ações e palavras” dos sacerdotes e é nessa “entrega aos irmãos que está o segredo da vida da Igreja e da própria felicidade dos padres”.

Segundo o Secretariado Diocesano de Comunicação Social, a Eucaristia do 39.º aniversário da criação da diocese foi integrada na Assembleia Diocesana do Clero que reuniu uma grande parte do presbitério vianense.

Este domingo, no início da Semana dos Seminários dois jovens vão ser ordenados diácono e presbítero e hoje fizeram a sua profissão de fé e a declaração jurada.

O secretariado de Comunicação Social de Viana do Castelo informa ainda que no final da Missa homenagearam alguns sacerdotes que, “noutros tempos, se notabilizaram de alguma forma”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR