Iniciativa centrada na celebração dos 40 anos da sua fundação
Viana, 29 out 2017 (Ecclesia) – D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, presidiu hoje à abertura solene da Semana da Diocese, na igreja de São Domingos, onde está sepultado o Beato Bartolomeu dos Mártires.
A celebração assinala o 40.º aniversário de fundação da diocese do Alto Minho, pelo Papa Paulo VI.
Na sua homilia, D. Anacleto Oliveiro falou às crianças presentes, para lhes falar no “lugar muito especial” que ocupam no coração de Jesus.
“Devemos também nós amar os outros, guardando-os no nosso coração”, acrescentou, numa intervenção enviada à Agência ECCLESIA.
No final da celebração, teve lugar uma visita à cela onde frei Bartolomeu dos Mártires, o “arcebispo Santo” viveu os últimos anos da sua vida; o religioso dominicano tornou-se, em 1558, arcebispo de Braga, quando a arquidiocese minhota abrangia o território que hoje compreende as Dioceses de Viana do Castelo, Bragança-Miranda e Vila Real.
Na próxima sexta-feira, dia da criação da Diocese, D. Anacleto Oliveira vai presidir na Sé de Viana, pelas 10h00, à celebração de abertura do Ano Jubilar, durante a qual será aberta a “Porta Santa da Gratidão”.
Após a Missa realiza-se uma Assembleia Diocesana do Clero onde o padre José da Silva Lima vai refletir a Carta Pastoral ‘Somos Igreja que Agradece’.
No próximo domingo, às 15h30, a Catedral recebe a celebração de ordenação de um sacerdote e de dois diáconos.
As comemorações dos 40 anos da criação da Diocese de Viana do Castelo vão ser vividas com diversas iniciativas e destaca-se a transladação dos restos mortais do primeiro bispo da Diocese, D. Júlio Tavares Rebimbas, a 7 de janeiro, “no mesmo dia litúrgico da sua entrada na diocese” e da solenidade da Epifania do Senhor.
OC